Nome do Projeto
REPRESENTAÇÕES ICONOGRÁFICAS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS NA PINTURA DOS VASOS ÁPULOS: RELAÇÕES INTERCULTURAIS GRECO-INDÍGENAS NA MAGNA GRÉCIA (SÉCULO V E IV A.C.)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/01/2016 - 04/01/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Resumo
O projeto trata dos significados da música na cultura e vida diária da Magna Grécia nos séculos quinto e quarto antes de Cristo, particularmente na região da Apúlia, formada por três distintas áreas geográficas e culturais (Messápia, Peucécia e Dáunia), que interagiam com a cidade colonial grega de Tarento. As fontes utilizadas são os vasos ápulos de figuras vermelhas, com representações de instrumentos musicais. Desenvolve-se uma análise sistemática deste repertório de imagens através da elaboração de um catálogo, que nos permite interpretar este material de modo a produzir um ponto de vista das relações interculturais entre gregos e populações indígenas do Sul da Itália. Nosso estudo é influenciado pelo debate pós-colonial sobre relações culturais entre colonizadores e colonizados, deslocando-se do conceito de helenização, sob a inspiração dos paradigmas da transculturação e, mais recentemente, da hibridização. Os instrumentos musicais são analisados como indicadores étnicos dos processos de negociações culturais de identidades e memórias entre as populações nativas, com a sua própria herança cultural, e os modelos da Grécia metropolitana, trazidos pelos colonizadores, assim como pelos contatos comerciais diretos com os gregos, principalmente os atenienses.
Objetivo Geral
Gerais
• Estudo da iconografia da cerâmica ápula do período clássico médio e final e do período helenístico inicial (430-270 a.C.)
• Estudo da música e instrumentos musicais na vida social e cultural da Magna Grécia, considerando o contexto das cidades gregas e povos nativos.
• Debate teórico sobre fronteiras e identidades culturais, considerando a relação entre cultura material e identidades étnicas.
• Relações interculturais no contexto colonial entre povos gregos e não gregos. A representação iconográfica dos instrumentos musicais, seja quanto ao seu aspecto morfológico, seja quanto ao seu contexto – realista ou idealizado – de performance, funciona como um importante marcador étnico, sendo um importante instrumento para estudo dos fenômenos da interculturalidade e hibridização, no âmbito das relações ditas coloniais entre gregos metropolitanos, gregos coloniais (o correspondente aos nossos criollos latino-americanos) e nativos.
Específicos
• Elaboração de catálogo sistemático de representações iconográficas de instrumentos musicais na cerâmica ápula.
• Identificação de regularidades e desvios de padrões na representação de instrumentos musicais, considerando elementos diferentes de análise (gênero, atores sociais, personagens mitológicos, ação, cenas de vida diária e contextos imaginários).
• Identificação de continuidades e rupturas na abordagem iconográfica dos instrumentos musicais e temas correlatos, com seus contextos míticos e cotidianos, considerando o horizonte dos modelos da Grécia metropolitana, a herança da cultura local, e as expressões novas resultantes das relações interculturais entre populações gregas e não gregas.
• Interpretação dos significados culturais e sociais dos usos e representação dos instrumentos musicais, de modo a se compreender os fenômenos da transculturação e hibridização na sociedade ápula do período tardo-clássico e helenístico inicial.
Complementares
• Participação em escavação em sítio arqueológico ápulo, de modo a manter contato direto com o contexto material e paisagem.
• Visitas técnicas a museus e sítios arqueológicos ápulos, para estudar o material iconográfico e contexto territorial dos achados.
• Observação da recepção moderna do passado da Magna Grécia na Itália meridional, considerando como o legado cultural é apropriado pela memória social e usado no patrimônio cultural, sob forma cultural, educativa, turística, econômica e política.
• Estudo da iconografia da cerâmica ápula do período clássico médio e final e do período helenístico inicial (430-270 a.C.)
• Estudo da música e instrumentos musicais na vida social e cultural da Magna Grécia, considerando o contexto das cidades gregas e povos nativos.
• Debate teórico sobre fronteiras e identidades culturais, considerando a relação entre cultura material e identidades étnicas.
• Relações interculturais no contexto colonial entre povos gregos e não gregos. A representação iconográfica dos instrumentos musicais, seja quanto ao seu aspecto morfológico, seja quanto ao seu contexto – realista ou idealizado – de performance, funciona como um importante marcador étnico, sendo um importante instrumento para estudo dos fenômenos da interculturalidade e hibridização, no âmbito das relações ditas coloniais entre gregos metropolitanos, gregos coloniais (o correspondente aos nossos criollos latino-americanos) e nativos.
Específicos
• Elaboração de catálogo sistemático de representações iconográficas de instrumentos musicais na cerâmica ápula.
• Identificação de regularidades e desvios de padrões na representação de instrumentos musicais, considerando elementos diferentes de análise (gênero, atores sociais, personagens mitológicos, ação, cenas de vida diária e contextos imaginários).
• Identificação de continuidades e rupturas na abordagem iconográfica dos instrumentos musicais e temas correlatos, com seus contextos míticos e cotidianos, considerando o horizonte dos modelos da Grécia metropolitana, a herança da cultura local, e as expressões novas resultantes das relações interculturais entre populações gregas e não gregas.
• Interpretação dos significados culturais e sociais dos usos e representação dos instrumentos musicais, de modo a se compreender os fenômenos da transculturação e hibridização na sociedade ápula do período tardo-clássico e helenístico inicial.
Complementares
• Participação em escavação em sítio arqueológico ápulo, de modo a manter contato direto com o contexto material e paisagem.
• Visitas técnicas a museus e sítios arqueológicos ápulos, para estudar o material iconográfico e contexto territorial dos achados.
• Observação da recepção moderna do passado da Magna Grécia na Itália meridional, considerando como o legado cultural é apropriado pela memória social e usado no patrimônio cultural, sob forma cultural, educativa, turística, econômica e política.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉIA DA ROCHA LOPES | 12 | 01/08/2015 | 31/07/2016 |
ANDRÉIA DA ROCHA LOPES | 12 | 01/08/2014 | 31/07/2015 |
ANDRÉIA DA ROCHA LOPES | 12 | 01/08/2013 | 31/07/2014 |
BERNARDO LORENZINI | 12 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
Dayanne Dockhorn Seger | 12 | 01/08/2014 | 31/07/2015 |
EDUARDO CHRISTMANN | 12 | 01/08/2017 | 31/07/2018 |
FERNANDA GABRIELE BARCELLOS DE MARTINS | 12 | 01/08/2014 | 31/07/2015 |
FERNANDA GABRIELE BARCELLOS DE MARTINS | 12 | 01/08/2013 | 31/07/2014 |
JONAS FACHINI | 12 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
JOÃO GOMES BRAATZ | 12 | 01/09/2016 | 31/08/2017 |
LUÍSE DE OLIVEIRA RODRIGUES | 12 | 01/08/2015 | 29/02/2016 |
SANDRO ALENCAR DE ÁVILA SCHMITT | 12 | 01/03/2016 | 31/07/2016 |