Nome do Projeto
O viés da linguagem para pensar a interatividade e a aprendizagem colaborativa na modalidade a distância na/da UFPel
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
19/12/2015 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O CEAD (Centro da Educação a Distância) da UFPel utiliza em seu AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) a plataforma Moodle que dispõe de ferramentas tecnológicas auxiliando principalmente nos cursos de formação de professores como as licenciaturas em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo e Espanhol. Além disso, oferece para a comunidade acadêmica algumas disciplinas na modalidade EaD para cursos presenciais da instituição caracterizando-se como bi-modal. O CEAD/UFPel é pioneiro no Brasil com a Especialização em Gestão de Polos idealizada pela Profa. Dra. Eliana Povoas Pereira Estrela Brito. Também oferece o curso de Especialização em Mídias. Nosso projeto trata de apresentar, relacionar, compreender e analisar interatividade e aprendizagem colaborativa na formação de professores na modalidade EaD distância nos cursos de Especialização em Gestão de Polos e Licenciatura em Educação do Campo sob o viés da linguagem através do olhar de uma equipe multidisciplinar e das ciências sociais e humanidades. A interatividade e a aprendizagem colaborativa na formação de professores na modalidade EaD no CEAD da UFPel são componentes essenciais para compreender o sucesso ou fracasso desses recursos utilizados juntamente com o viés da linguagem. A linguagem, a interatividade e a aprendizagem colaborativa são elementos e conceitos chave para compreensão do desenvolvimento dos cursos citados e para o entendimento dos processos educativos e formativos.

Objetivo Geral

2.1 Objetivo Geral
Apresentar e relacionar interatividade e aprendizagem colaborativa na formação de professores na modalidade a distância nos cursos de Especialização em Gestão de Polos e Licenciatura em Educação do Campo sob o viés da linguagem através do olhar de uma equipe multidisciplinar e das ciências sociais e humanidades.

2.2 Objetivos Específicos
- compreender os conceitos de linguagem, interatividade e aprendizagem colaborativa;
- traçar uma linha temporal que remonta à Grécia antiga e vai até nossos dias apresentando um sucinto histórico da linguagem;
- indicar a relação entre interatividade e aprendizagem colaborativa na formação de professores na modalidade de EaD nos cursos de Especialização em Gestão de Polos e Licenciatura em Educação do Campo;
- extrair um conjunto sistematizado de idéias para auxiliar na reflexão e na prática dos cursos de Especialização em Gestão de Polos, Licenciatura e em Educação do Campo;
- apontar as ferramentas e ambientes utilizados em AVEA (ambientes virtuais de ensino aprendizagem) que possam contribuir para interatividade e aprendizagem colaborativa na relação com a linguagem;
- coletar os dados para pesquisa no AVEA dos cursos de Especialização em Gestão de Polos e Licenciatura em Educação do Campo;
- assinalar perspectivas atuais na EaD relacionando linguagem, interatividade e aprendizagem colaborativa;
- reunir a equipe multidisciplinar como forma de conhecer, pensar, repensar, re-significar as práticas da modalidade na Educação a Distância da UFPel e dar retorno aos pares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOSE RICARDO KREUTZ219/12/201531/12/2017
VERONICE TAVARES1201/08/201331/07/2014

Página gerada em 22/09/2020 13:47:58 (consulta levou 0.094581s)