Nome do Projeto
Análise das políticas de formação de professores a distância da Universidade Aberta do Brasil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/02/2016 - 31/07/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O presente projeto de pesquisa intitulado “Análise das políticas de formação de professores distancia da Universidade Aberta do Brasil”, pretende pesquisar as políticas públicas e ou as ações que foram desencadeadas pela União em parceria com Estados e Municípios, em especial por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), desde 2005 para oferecer formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica e como essas políticas se materializaram em práticas formativas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Rio Grande do Sul (RS), por meio da UAB.
O objetivo geral desta pesquisa, portanto, é investigar as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica, no Brasil, articuladas pela União, por meio da UAB, em parceria com estados, municípios e as IFES.
Metodologicamente a presente pesquisa se caracteriza enquanto um estudo bibliográfico, documental e de campo. Deste modo, temos a preocupação de pesquisar a as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores oferecida na modalidade a distância no contexto macro das políticas públicas, bem como de pesquisar a temática a partir das práticas de formação inicial e continuada de professores oferecida pela UAB, por meio das IFES do RS.
Com esta pesquisa pretendemos elaborar um conjunto de sugestões e ou recomendações à União, em especial a CAPES/MEC com o objetivo de: a) construir pautas de trabalho capazes de aproximar mais as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica da União às políticas educacionais das escolas básicas brasileiras; b) incrementar políticas de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica nos municípios da região, colaborando com o esforço dos diferentes poderes públicos no sentido de qualificar o corpo docente no contexto da realidade mundial e educacional do século XXI; c) criar um ambiente favorável para fomentar novos programas de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica no Brasil; d) oferecer por intermédio da UFPel, cursos de extensão para professores das redes públicas de ensino no intuito de fomentar e qualificar suas práticas educativas com o uso das TIC na educação.
Objetivo Geral
O objetivo geral desta nossa pesquisa é o de analisar as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica, no Brasil, articuladas pela União por meio da UAB como política publica, em parceria com estados, municípios e as IFES.
Esse objetivo geral se desdobrará em objetivos específicos, quais sejam:
■Conhecer a legislação referente à EaD do Brasil, em especial a relacionada à UAB.
■Conhecer as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores oferecidas na modalidade a distância por meio da UAB.
■Conhecer a produção bibliográfica e documental na área das políticas públicas de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica oferecida pela UAB.
■Apropriar-se de teóricos que discutam a formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica.
■Analisar as políticas públicas que viabilizaram os cursos formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica, oferecidos por meio da UAB.
■Analisar as práticas de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica, oferecidas por meio das IFES/UAB do RS.
■Avaliar as práticas de formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica, oferecida na modalidade a distância a partir de 2005, pelas IFES/UAB do RS.
■Problematizar os cursos de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica, oferecidos pela UAB no país, em especial as implicações destes para a melhoria da Educação Básica do país.
■Divulgar, com base nos dados desta pesquisa, ações que potencializem a qualificação dos cursos de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica.
Esses objetivos foram se configurando na medida em que fomos pontuando uma série de questões relacionadas à temática como a: do papel da EaD no processo de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica, oferecidas pela UAB; da visão dos professores/formadores e professores/alunos sobre os cursos de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica; de pesquisar as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica; da articulação dessas políticas públicas de formação inicial e continuada de professores a distância com as práticas de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica; de garantir processos
Esse objetivo geral se desdobrará em objetivos específicos, quais sejam:
■Conhecer a legislação referente à EaD do Brasil, em especial a relacionada à UAB.
■Conhecer as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores oferecidas na modalidade a distância por meio da UAB.
■Conhecer a produção bibliográfica e documental na área das políticas públicas de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica oferecida pela UAB.
■Apropriar-se de teóricos que discutam a formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica.
■Analisar as políticas públicas que viabilizaram os cursos formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica, oferecidos por meio da UAB.
■Analisar as práticas de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica, oferecidas por meio das IFES/UAB do RS.
■Avaliar as práticas de formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica, oferecida na modalidade a distância a partir de 2005, pelas IFES/UAB do RS.
■Problematizar os cursos de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica, oferecidos pela UAB no país, em especial as implicações destes para a melhoria da Educação Básica do país.
■Divulgar, com base nos dados desta pesquisa, ações que potencializem a qualificação dos cursos de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica.
Esses objetivos foram se configurando na medida em que fomos pontuando uma série de questões relacionadas à temática como a: do papel da EaD no processo de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica, oferecidas pela UAB; da visão dos professores/formadores e professores/alunos sobre os cursos de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica; de pesquisar as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica; da articulação dessas políticas públicas de formação inicial e continuada de professores a distância com as práticas de formação inicial e continuada de professores a distância para a Educação Básica; de garantir processos
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINA MENDONÇA FERNANDES DE BARROS | 4 | 01/02/2016 | 31/07/2019 |
CLAUDIA ESCALANTE MEDEIROS | 4 | 01/02/2016 | 31/07/2019 |
DAIANI SANTOS DA SILVA | 4 | 01/02/2016 | 31/07/2019 |
FABIANE SARMENTO OLIVEIRA FRUET | 4 | 01/02/2016 | 31/07/2019 |
GILMAR FIORESE | 4 | 01/02/2016 | 31/07/2019 |
IGOR RADTKE BEDERODE | 2 | 26/05/2017 | 31/07/2019 |
JANETE OTTE | 4 | 01/02/2016 | 25/05/2017 |
JENNIFER CRUZ BAUER | 12 | 01/08/2016 | 31/05/2017 |
JULIANA LÜBKE CASTRO | 2 | 01/02/2016 | 31/07/2019 |
MARCUS FREITAS NEVES | 4 | 01/02/2016 | 31/07/2019 |
MICHELE DE ALMEIDA SCHMIDT | 4 | 01/02/2016 | 31/07/2019 |
Mariana Larrossa Costa | 12 | 01/08/2017 | 31/07/2019 |
Mariana Larrossa Costa | 12 | 01/06/2017 | 31/07/2017 |