Nome do Projeto
PREVALÊNCIA DO USO DE PROTETORES BUCAIS PERSONALIZADOS EM PRATICANTES DE ESPORTES DE CONTATO: ESTUDO EXPLORATÓRIO NO MUNICÍPIO DE PIRATINI-RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
05/02/2016 - 31/08/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
O objetivo deste estudo é descrever a prevalência de uso de protetores bucais personalizados por atletas de esportes com ações de contato, bem como aspectos relativos ao conhecimento de atletas e professores sobre estes dispositivos. Trata-se de estudo exploratório e descritivo. Será realizada entrevista com questionário semiestruturado envolvendo variáveis socioeconômicas e de identificação (moradia, sexo, idade, estado civil, ocupação/profissão e gasto mensal com atividades esportivas - no caso de atletas); específicas para os atletas (orientação/recomendação/exigência de professores sobre uso de protetores bucais, conhecimento sobre tipos de protetores, relação uso/desempenho, necessidade de orientações sobre tipos e uso); e específicas para os professores (orientação/recomendação/exigência aos alunos sobre uso de protetores bucais, conhecimento sobre tipos de protetores, relação uso/desempenho, necessidade de orientações e tipos). Os dados serão digitados em planilha do programa Microsoft Office Excel versão 2010; analisados de forma descritiva com o programa Epi Data Analysis, e os resultados apresentados em gráficos e tabelas. O projeto será encaminhado a Comitê de Ética em Pesquisa para apreciação. Espera-se que os resultados possam contribuir para planejamento de ações preventivas para este público alvo. Palavras-chave: protetores bucais, traumas, esporte.

Objetivo Geral

Geral
Conhecer a prevalência do uso protetores bucais personalizados, por atletas de esportes de contato, e propor estratégias de orientação sobre seu uso para atletas e professores.

Específicos
Identificar as principais características dos atletas: residência, idade, sexo, escolaridade, profissão e tipo de esporte de contato que pratica; o conhecimento de atletas e professores sobre uso e recomendação de protetor bucal; cuidados em relação aos protetores; experiências com acidentes e desempenho de atletas com uso de protetores bucais; e elaborar uma proposta de orientação a atletas e professores sobre prevenção de acidentes a partir do uso de protetores bucais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANILO MADRUGA GARCIA805/02/201631/08/2016
EDUARDO DICKIE DE CASTILHOS105/02/201631/08/2016

Página gerada em 23/04/2024 17:26:23 (consulta levou 0.043009s)