Nome do Projeto
A relação grafo-fônico-fonológica na produção oral e no processamento de priming em multilíngues: uma abordagem dinâmica - Fase II
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/03/2016 - 03/03/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Resumo
Este projeto tem por objetivo investigar a relação grafo-fônico-fonológica na produção oral e no processamento de priming em multilíngues. A partir desta proposta, busca-se dar sequência a um projeto desenvolvido anteriormente, em que a relação grafo-fônico-fonológica foi investigada, no contexto do multilinguismo. O referencial teórico adotado é o da teoria dos Sistemas Dinâmicos (VAN GELDER; PORT, 1995, ALBANO, 2012), que sustenta que o conhecimento linguístico faz parte de um sistema interativo que é suscetível a mudanças através do tempo. A visão dinâmica de aquisição da linguagem está alinhada com a perspectiva de que o acesso entre as línguas deve ser não-seletivo, o que significa dizer que as línguas do bilíngue ou multilíngue são ativadas ao mesmo tempo, não havendo separação entre os padrões das diferentes línguas. Essa visão é respaldada por diversos pesquisadores, que trazem dados de experimentos que testam principalmente o acesso ao léxico em bilíngues por meio de palavras consideradas cognatas entre diferentes línguas (VAN HELL; DIJKSTRA, 2002; DUYCK, 2005; DUYCK et al., 2007; LEMHÖFER et al., 2004; SCHWARTZ; FONTES, 2008). Porém, é preciso lembrar que existem outros tipos de palavras que devem ser testadas, para que se possa descobrir como multilíngues processam itens lexicais que não compartilham congruências grafo-fônico-fonológicas e semânticas entre diferentes línguas. Além disso, é preciso esclarecer que a hipótese de acesso não-seletivo pouco foi direcionada para a análise da produção oral (BLANK, 2013). Por isso, a pesquisa ora proposta é justificada, pois se pode partir de uma abordagem dinâmica e não-seletiva para investigar como a ativação de diferentes padrões grafo-fônico-fonológicos é processada tanto durante a produção da leitura oral de palavras quanto pela leitura interna, através do acesso ao léxico, em multilíngues. Os resultados obtidos na primeira fase deste projeto apontam que a produção oral de vogais é mutuamente influenciada em função da proficiência linguística e das características grafo-fônico-fonológicas das línguas faladas pelos multilíngues. Além disso, os resultados também apontam para o fato de a proficiência linguística e as características grafo-fônico-fonológicas das línguas faladas pelos multilíngues influenciarem o tempo de acesso ao léxico. Espera-se, assim, que a implementação de uma segunda fase na pesquisa sirva para aprofundar os resultados obtidos até o momento.

Objetivo Geral

1) Aprofundar a investigação de alguns objetivos formulados quando da implementação deste projeto em sua primeira fase. 2) Investigar como a produção oral de vogais é mutuamente influenciada em função da proficiência linguística e das características grafo-fônico-fonológicas das línguas faladas por multilíngues.
3) Investigar se a proficiência linguística e as relações grafo-fônico-fonológicas entre as línguas faladas por multilíngues influenciam o tempo de reação durante o acesso lexical.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARÍLIA DE SOUSA VOLTAN402/03/201502/03/2016

Página gerada em 25/04/2024 12:24:07 (consulta levou 0.067440s)