Nome do Projeto
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS LEAN SEIS SIGMA PARA MELHORIA DE PROCESSO INDUSTRIAL ALIMENTÍCIO
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/03/2016 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção - Planejamento, Projeto e Controle de Sist. de Produção
Resumo
No mundo globalizado, onde o mercado se expande rapidamente e existe uma imensa competitividade no cenário empresarial, as empresas, independente de seu porte ou segmento industrial, precisam inovar e desenvolver novas técnicas de metodologia de gestão, a fim de manterem-se competitivas no mercado. O Lean Seis Sigma representa uma abordagem integrada de duas metodologias, que quando combinadas podem trazer grandes resultados a empresa. O Seis Sigma é voltado para a redução da variabilidade dos processos, enquanto o Lean Manufcaturing, para redução de desperdícios. O presente projeto tem por objetivo a elaboração de uma metodologia para aplicação de melhorias no processo produtivo por intermédio da utilização das ferramentas da metodologia integrada Lean Seis Sigma. A metodologia utilizada neste trabalho classifica-se como quantitativa, por tratar de ferramentas quantificáveis Lean Seis Sigma, bem como, uma pesquisa bibliográfica e aplicada. Buscar-se-à oportunizar a implementação de ferramentas Lean Seis Sigma que proporcionem uma prática otimização do processo através de uma melhor gestão visual. Será realizado um estudo de caso em uma industria alimentícia da região sul do RS.

Objetivo Geral

Nesse projeto, pretende-se abordar essa questão através de uma proposta metodológica para implantação do LSS apoiada na integração das ferramentas de ambas, Seis Sigma e Lean Manufacturing, para a redução de desperdício e melhoria em um estudo de caso da indústria de alimentos.
Inicialmente será realizado um levantamento bibliográfico dos conceitos, métodos, procedimentos das etapas e ferramentas da qualidade propostas no Seis Sigma assim como das ferramentas propostas no Lean. Serão apresentados também alguns exemplos da aplicação do LSS em estudos de caso da literatura. Após isso, será elaborada a metodologia do trabalho com um roteiro definindo os passos para aplicação da integração das ferramentas LSS no estudo de caso de uma indústria do setor de alimentos da cidade de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
RAFAEL SANTOS DE SOUZA421/03/201630/12/2016
ROGERIO ROYER221/03/201630/12/2016

Página gerada em 26/04/2024 20:56:17 (consulta levou 0.042255s)