Nome do Projeto
Mapeamento de Processos e Aplicação das Ferramentas Lean para Produtos com Ampla Gama de Peças
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/03/2016 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção - Planejamento, Projeto e Controle de Sist. de Produção
Resumo
As empresas vêm sentindo a necessidade de desenvolver e alinhar suas estratégias para encontrar a melhor maneira de responder à demanda criada pelo seu mercado de atuação. De acordo com este cenário, elas implementam ferramentas e métodos que visem a eliminação dos desperdícios em seu processo produtivo na procura de melhores resultados. Desta maneira, este projeto tem o objetivo a elaboração de uma metodologia para aplicação de melhorias no processo produtivo por intermédio da utilização das ferramentas Lean na produção de produtos com ampla gama de peças. Para atingir tal objetivo, serão pesquisados métodos para aplicação de Mapeamento do Processo, Mapeamento do Fluxo de Valor assim como para aplicação de diferentes ferramentas de produção enxuta, Lean Manufacturing. Através de uma visão geral do processo produtivo após a aplicação Mapeamento do Processo, Mapeamento do Fluxo de Valor será possivel elencar os principais desperdícios enfrentados pelo processo produtivo e definir o uso das ferramentas Lean pertinentes para a melhoria do processo produtivo de produtos com uma ampla gama de peças. Buscar-se-à oportunizar a implementação de ferramentas Lean que proporcionem uma prática otimização do processo através de uma melhor gestão visual e sequenciamento de peças. Será realizado um estudo de caso em uma industria metal-mecânica da região sul do RS.

Objetivo Geral

O problema a ser analisado nesta pesquisa é a elaboração de uma metodologia para aplicação das ferramentas Mapeamento de Processos, Mapa de Fluxo de Valor e demais ferramentas Lean para a visualização e melhoria do sistema produtivo do setor metal-mecânico.
Especificamente, sera realizada a aplicação da metodologia proposta em um estudo de caso, onde o processo produtivo em analise tem um mix de produtos constituídos a partir de ampla gama de peças sendo fabricadas em paralelo (usinadas, estampadas) em baixo volume e consumidas ao longo do processo de montagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ROGERIO ROYER221/03/201630/12/2016
VERÔNICA ROSALES DE AVILA421/03/201630/12/2016

Página gerada em 23/04/2024 14:46:13 (consulta levou 0.163243s)