Nome do Projeto
Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2016 - 01/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O ensino jurídico, de um modo geral, com sua propensão à centralidade docente, ao distanciamento da realidade e seu apego à letra da lei, herdou características das primeiras escolas de direito, como a de Bolonha, no século XI, as quais até hoje exercem sobre ele sua influência. A ênfase no dogmatismo, no método escolástico, na glosa, acabou por distanciar a academia da concretude social, afetando cotidianamente a todos aqueles que, de alguma forma, lidam com o direito. Neste projeto de pesquisa pretende-se analisar Imagens da Justiça de docentes que atuam em cinco cursos de Direito, quatro do sul do Brasil e um em Angola, como elementos de estudo para a investigação sobre o currículo e a pedagogia jurídica. A análise, de abordagem qualitativa, será desenvolvida com base no método documentário de interpretação, com apoio, principalmente, em contribuições teóricas de Ralf Bohnsack. Considerando a natureza discursiva das imagens, pretende-se integrar algumas modalidades de tratamento na análise: as imagens como registros produzidos pelos docentes; as imagens como registro ou parte do observável nas faculdades investigadas; e, finalmente, a interação entre os docentes e as faculdades/contextos observados. Ao final, as imagens da justiça produzidas pelos docentes serão comparadas em processo de cruzamento de dados com as imagens produzidas pelos alunos, no âmbito da pesquisa anteriormente efetivada com estudantes dos cursos de Direito do Brasil e de Angola, nas instituições participantes desta investigação.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Analisar imagens da Justiça de docentes que atuam em cinco cursos de Direito,
quatro do sul do Brasil e um em Angola, como elementos de estudo para a investigação sobre o
currículo e a pedagogia jurídica.
Objetivos Específicos:
1. Estudar, em cada instituição investigada, o processo de recontextualização
curricular na definição das práticas pedagógicas dos docentes;
2. Analisar imagens da Justiça de docentes que atuam em cinco cursos de Direito
focalizados;
3. Comparar as imagens produzidas pelos docentes com as imagens produzidas
pelos discentes, oriundas de pesquisas anteriormente realizadas no Brasil e em Angola;
4. Contribuir para a produção de conhecimentos sobre os currículos dos Cursos de
Direito, a partir do inter-relacionamento dos temas Imagens da Justiça e Pedagogia Jurídica.
5. Organizar seminários, nacionais e internacionais, para o debate sobre a revisão
da literatura, os estudos de caso das cinco faculdades investigadas, e a discussão dos dados da
pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AFRA SUELENE DE SOUSA401/03/201601/03/2019
ALESSANDRA RODRIGUES MOREIRA DE CASTRO401/03/201601/03/2019
ANA CLARA CORREA HENNING401/01/201701/03/2019
ANA CLARA CORREA HENNING401/03/201631/12/2016
ANA LUISA VENTURA SOARES1201/04/201631/07/2016
ANELIZE MAXIMILA CORREA401/10/201801/03/2019
ANELIZE MAXIMILA CORREA401/03/201628/09/2018
ANTONIA ESPINDOLA LONGONI KLEE421/03/201801/03/2019
ERNANI SANTOS SHMIDT401/03/201601/03/2019
GUILHERME STEFAN401/03/201601/03/2019
GUILHERME STEFAN1201/08/201731/07/2018
GUILHERME STEFAN1201/08/201631/07/2017
MARCIA RODRIGUES BERTOLDI401/03/201601/03/2019
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES401/01/201701/03/2019
MATEUS CASANOVA DOS SANTOS401/03/201601/03/2019
RITA DE ARAUJO NEVES401/03/201601/03/2019
STEPHANE SILVA DE ARAUJO401/03/201701/03/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 15.500,00

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