Nome do Projeto
Design da Interação Multisensorial para Acessibilidade
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/02/2016 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Resumo
Este projeto investiga o design da interação focado na multidirecionalidade das aplicações e dispositivos voltados para a promoção da acessibilidade. A definição de modalidade usada na área de Interação Humano Computador (IHC), advém da definição utilizada em Psicologia, onde são utilizadas as modalidades sensoriais das pessoas, tais como a visão, a audição e o tato como ponto de partida para o projeto da interação. Assim, pode-se definir interfaces de usuário através da combinação de duas ou mais modalidades de entrada (tais como, fala, toque, gestos, movimentos da cabeça e mouse) de forma coordenada com as diversas saídas disponíveis em um sistema computacional. A utilização de múltiplos dispositivos acresce outras dimensões à interação, tornando-a primordial à acessibilidade através do desenvolvimento de tecnologias assistivas. Nesse contexto, este projeto investiga um dos grandes desafios da Computação, interfaces de usuário adaptativas, através de uma abordagem centrada no design da interação multisensorial voltado à acessibilidade.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto é investigar o design da interação focado em dispositivos de interação e no uso dos sentidos para o desenvolvimento de soluções de interfaces adaptativas para promoção da acessibilidade.
Para tanto, os seguintes objetivos específicos são necessários:
Objetivo Específico 1 – [Mapeamento Sistemático] Construção de referencial teórico sobre design da interação multisensorial por meio de mapa sistemático e análise de litetatura especializada.
Objetivo Específico 2 – [Dispositivos de Interação] Identificação de soluções de interface e dispositivos de interação que proporcionem aspectos multisensorias.
Objetivo Específico 3 – [Proposições e Público-Alvo] Proposição de técnicas e ferramentas que utilizem-se do aspecto multisensorial para promoção da acessibilidade. Por exemplo, técnicas de projeto de software, de design da interface e desenvolvimento de jogos. Dessa forma, será possivel identificar perfis de usuários candidatos à adoção das técnicas e ferramentas desenvolvidas.
Objetivo Específico 4 – [Validação] Avaliação da solução desenvolvida com usuários reais, no intuito de discutir fatores de receptividade, aceitabilidade e acessibilidade da tecnologia desenvolvida no contexto real de uso através da experiência de usuários

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREIA SIAS RODRIGUES421/02/201631/12/2018
GILBERTO LOGUERCIO COLLARES121/02/201631/12/2018
GUSTAVO FERNANDES DOS SANTOS1201/08/201631/07/2017
LUCIANO VOLCAN AGOSTINI121/02/201631/12/2018
RAFAEL CUNHA CARDOSO421/02/201631/12/2018
VINÍCIUS KRÜGER DA COSTA421/02/201631/12/2018
VITOR COSTA GOSMÃO1201/08/201831/07/2019
VITOR COSTA GOSMÃO1201/08/201731/07/2018

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