Nome do Projeto
A CASA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: regra e a transgressão tipológica no espaço doméstico - sul e sudeste
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2016 - 31/08/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Este projeto de pesquisa faz parte de um projeto interinstitucional que tem como tema a habitação contemporânea brasileira e como objeto de estudo as obras e projetos habitacionais produzidos 25 arquitetos ou escritórios eleitos em 2010 como a “nova geração de arquitetos brasileiros”. Este projeto então, tem como objeto de estudo específico os escritórios de arquitetura da região SUL e parte da produção do SUDESTE. A análise da produção destes arquitetos permite compor um rico “cenário da arquitetura contemporânea brasileira” e, mais especificamente, da arquitetura residencial. A observação atenta deste acervo permite questionar: quais os esquemas tipológicos recorrentes usados na arquitetura residencial contemporânea brasileira? Esses esquemas expressam continuidades, transgressões, miscigenações tipológicas em relação aos tipos tradicionalmente usados na arquitetura doméstica? Tais experiências podem indicar que estão sendo construídas e/ou consolidadas novas práticas projetuais? É a consolidação de novas práticas que faz com estes escritórios tenham ganhado notoriedade? Discutir tais questionamentos torna-se relevante por permitir que se tenha um posicionamento crítico sobre a atual produção brasileira, inclusive, questionando a própria seleção indicada, que potencialmente passa a ter influência sobre as gerações futuras. Observa-se que esta discussão tem um caráter profundamente prático, uma vez que pode subsidiar diretamente a prática e a reflexão teórica de atividades profissionais e de ensino. Assim, a pesquisa objetiva construir, por amostragem, um quadro que ilustre “a casa contemporânea brasileira”, identificando, através da análise gráfica e textual, regras e transgressões tipológicas. Para alcançar este objetivo e baseando-se em uma pequena revisão de literatura, é proposta uma metodologia que envolve procedimentos de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica enfoca o conceito de tipo na arquitetura, especialmente na modernidade, e estudos sobre estratégias projetuais contemporâneas, especialmente no programa residencial. A pesquisa documental envolve a coleta de dados junto ao site dos 25 arquitetos e a organização dos mesmos em um site da pesquisa a ser desenvolvido. A análise dos objetos de estudo obedece a um pré-roteiro, podendo este ser revisado a partir das categorias que se mostrarem emergentes na análise.

Objetivo Geral

O trabalho tem por objetivo geral construir, por amostragem, um quadro que ilustre “a casa contemporânea brasileira”, identificando, através da análise gráfica e textual, regras e transgressões tipológicas.
A partir do objetivo geral, desdobraram-se cinco eixos, que norteiam os objetivos específicos:
• Em nível disciplinar: identificar e sintetizar os conceitos de tipo na arquitetura, de modo a estabelecer parâmetros conceituais norteadores para o desenvolvimento do trabalho.
• Em nível documental: identificar, selecionar e digitalizar documentos sobre obras e/ou projetos de uso residencial unifamiliar - dos 25 jovens arquitetos eleitos como objeto de estudo.
• Em nível metodológico: aplicar um método de estudo, cujos procedimentos, aplicáveis ao conjunto, permitam que se chegue a uma análise comparativa objetiva.
• Em nível bibliográfico: identificar e sintetizar análises – livros, teses e dissertações - já desenvolvidas sobre o tema, destacando aspectos relativos a estratégias projetuais e que possam subsidiar o desenvolvimento de uma leitura própria.
• Em nível operativo: identificar e descrever similaridades e especificidades entre os arranjos tipológicos dos edifícios analisados; relacionar a análise desenvolvida com as reflexões sobre tipo e com os aspectos destacados na pesquisa bibliográfica; e traçar conclusões que busquem responder aos questionamentos levantados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GERÔNIMO GENOVESE DORNELLES1201/08/201531/07/2016
GERÔNIMO GENOVESE DORNELLES1201/01/201531/07/2015
JULIANA HOFLER DIAS1201/08/201431/12/2014
NATÁLIA GHISLENI1201/08/201631/07/2017
NATÁLIA GHISLENI1201/08/201531/07/2016

Página gerada em 29/03/2024 02:11:33 (consulta levou 0.306365s)