Nome do Projeto
O ensino dos esportes coletivos na escola: uma análise a partir dos estágios curriculares
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 31/08/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O presente projeto tem por objetivo avaliar as metodologias de ensino utilizadas por estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física de duas Universidades Federais durante a realização dos estágios curriculares obrigatórios que envolvam turmas das séries finais do ensino fundamental. Serão coletadas informações junto aos cursos de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Federal de Rio Grande. Três estudantes matriculados nos estágios curriculares obrigatórios serão aleatoriamente selecionados para comporem a amostra. Os critérios de inclusão são: trabalhar com esportes coletivos enquanto conteúdo das aulas de Educação Física no estágio; permitir a gravação das aulas para posterior análise. Será enviada uma carta de apresentação para as IES envolvidas solicitando a oportunidade de realização do estudo. Após o consentimento destas instituições, será solicitado o Projeto Pedagógico dos Cursos aos respectivos coordenadores. Será também entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aos graduandos envolvidos, informando os objetivos e a metodologia do estudo. A assinatura do termo pelo participante é requisito para a participação na pesquisa. As escolas onde os estágios estiverem sendo realizados também receberão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A Direção desses educandários estará ciente dos objetivos do estudo e terá a garantia de anonimato dos alunos e da própria escola. Serão registradas em câmera de vídeo, três aulas de cada estagiário. Após o registro de cada aula, a pesquisadora fará a análise do vídeo, com a finalidade de elaborar o roteiro que será utilizado durante a estimulação da recordação. Após será realizada a visualização da aula pelo aluno e pesquisadora em lugar apropriado. Após o período das estimulações da recordação será realizada a entrevista estruturada. Para realizar a análise dos dados será utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Ela desenvolve-se em três fases. A primeira é a pré-análise, onde ocorre a escolha dos documentos e a preparação do material para análise. A segunda é a exploração do material e a terceira etapa é constituída pelo tratamento e interpretação dos dados (BARDIN,1977). A análise se dará a partir da interpretação das estimulações da recordação, das entrevistas e dos PPCs. Os dados obtidos a partir destas técnicas serão descritos e categorizados e então serão comparados e interpretados pelo pesquisador.

Objetivo Geral

Objetivo Geral

Relacionar as metodologias de ensino de esportes coletivos utilizadas por estudantes de Educação Física no estágio supervisionado do 6º ao 9º da Universidade Federal de Pelotas – UFPel e da Universidade Federal de Rio Grande –FURG com os seus currículos;

Objetivos Específicos

• Descrever e comparar o currículo de Educação Física das duas universidades em relação as disciplinas vinculadas a modalidades esportivas ou metodologia de ensino de esportes;
• Identificar as metodologias de ensino de esportes coletivos utilizadas por estudantes de licenciatura em Educação Física no estágio supervisionado do 6º ao 9º da UFPel e da FURG;
• Identificar o conhecimento dos alunos sobre a utilização das metodologias de ensino dos esportes coletivos;
• Identificar quais experiências, anteriores ou concomitantes ao curso de formação, influenciaram na escolha da metodologia de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
PATRÍCIA MACHADO DA SILVA402/05/201631/08/2017

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