Nome do Projeto
O ator e o teatro contemporâneo: atuação e dramaturgias
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2016 - 31/07/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Resumo
A pesquisa visa investigar e descrever a metodologia de trabalho do ator no teatro que é realizado neste início de século XXI, detendo-se naquelas dramaturgias que exploram tanto a desconstrução da narrativa dramática, quanto a performatividade do ator, questionando a maneira tradicional de atuação e rompendo limites entre o ficcional e o não-ficccional.
A partir do estudo teórico-prático de elementos dramatúrgicos e narrativos, assim como de diferentes maneiras do ator se colocar em cena, alternando diversas possibilidades e características de interpretação, foi construído um espetáculo cênico - Entre o amor e o medo, escolhi o amor. A partir dessa experimentação se construirá uma reflexão que busca teorizar sobre a maneira como este processo se deu, tanto no estabelecimento da dramaturgia quanto nas opções de interpretação adotadas.
Objetivo Geral
Temos como objetivo central observar os desdobramentos ocorridos na dramaturgia teatral a partir do último quartel do século XX, não só como texto, mas como cena repetidamente atualizada diante do espectador, e como isso se refletiu e se reflete na maneira como o ator concebe e executa o seu trabalho, tanto em cena como em sala de ensaio. Esta cena contemporânea incorporou estéticas, métodos e formas de trabalho advindos da dança e da performance, além de desconstruir a maneira puramente dramática de narrar (tal como caracterizou Peter Szondi), utilizando-se não só das experiências épicas desenvolvidas por dramaturgos e teóricos como Thornton Wilder, Bertold recht e Heiner Muller, como das experimentações cênicas de diretores como Robert Wilson, Ariane Mnouchkine, Robert Lepage e, no Brasil, José Celso Martinez Correa, Antônio Araújo e Enrique Diaz. No início desse milênio o trabalho do ator cada vez mais se alicerça não apenas na necessidade de construção de personagens dramáticos, entendidos aqui como aqueles dotados de uma história própria e de algo que podemos identificar como uma psicologia, ou seja, que tem como modelo seres humanos individualizados e inseridos numa realidade histórica e social; trabalhando com outras formas de narrar, em outros "regimes de narratividade" (Silva, 2005), o ator precisou transformar sua forma de trabalhar, trabalhando com construção de ações que não estão vinculadas à personificação de um "outro", assumindo a própria pessoa em cena, criando jogos e situações cênicas que o aproximam de um performer, estabelecendo novas relações com a plateia (superando o voyeurismo que caracteriza alguns teatros), atuando em espaços distintos do edifício teatral, e rompendo constantemente a barreira entre o ficcional e o não-ficcional. Dessa forma, há uma desestabilização da noção de personagem, e o ator, incorporando as diversas personas que o caracterizam, e propondo jogos cênicos que frequentemente incluem a plateia, joga com essas noções, criando uma nova forma de fazer teatro que exigem um trânsito frequente entre diversos "registros de atuação" (Silva, 2013).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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ALINE DA SILVA MEIRA COTRIM | 8 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
AMANDA CORDEIRO COUTINHO | 8 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
FERNANDA VIEIRA FERNANDES | 4 | 10/08/2015 | 31/07/2016 |
Thalles Echeverry Feijó | 12 | 01/08/2015 | 31/07/2017 |
Thalles Echeverry Feijó | 20 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |