Nome do Projeto
Proposta Metodológica para a Introdução do Raciocínio Computacional no Ensino Fundamental
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/03/2017 - 01/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Resumo
Raciocínio Computacional (RC) é um método para solução de problemas que utiliza os
fundamentos e técnicas da Ciência da Computação. De forma geral, habilidades comumente utilizadas na criação de programas computacionais para resolver problemas específicos são utilizadas como uma metodologia para resolver problemas nas mais diversas áreas. O projeto tem por objetivo geral criar uma rede educacional para consolidar o Raciocínio Computacional no âmbito da educação básica. São objetivos específicos: introduzir alunos e professores do ensino fundamental ao processo de solução de problemas denominado Raciocínio Computacional; criar uma proposta metodológica para o desenvolvimento de habilidades e a promoção de atitudes essenciais do Raciocínio Computacional, incluindo a proposição de tutoriais, textos didáticos, atividades e materiais de apoio integrados ao conteúdo programático das disciplinas dos primeiros ciclos do ensino fundamental; despertar a vocação científica e incentivar talentos para a área de computação; disponibilizar todos os resultados obtidos para a comunidade escolar.
Objetivo Geral
O projeto tem por objetivo geral criar uma rede educacional para consolidar o Raciocínio Computacional no âmbito da educação básica. São objetivos específicos:
* Introduzir alunos e professores do ensino fundamental ao processo de solução de
problemas denominado Raciocínio Computacional;
* Criar uma proposta metodológica para o desenvolvimento de habilidades e a promoção de atitudes essenciais do Raciocínio Computacional, incluindo a proposição de tutoriais, textos didáticos, atividades e materiais de apoio integrados ao conteúdo programático das disciplinas do quarto e quinto ano do ensino fundamental;
* Despertar a vocação científica e incentivar talentos para a área de computação;
* Disponibilizar todos os resultados obtidos para a comunidade escolar.
Objetiva-se com esta proposta a criação de uma rede educacional que permita consolidar o
Raciocínio Computacional no âmbito escolar. O foco deste projeto é propor e disponibilizar uma oficina completa para o desenvolvimento de habilidades específicas do pensamento computacional para os alunos do quarto e quinto ano do ensino fundamental. No entanto, o que se espera é a extensão desta proposta para todas as séries do ensino fundamental e médio no Brasil.
Este projeto se norteia pelo princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, considerando que a formação profissional de hoje não deve incluir apenas o conhecimento de conteúdos e suas aplicações diretas, mas também as formas de como ele é produzido nas áreas científicas, integradas com atitudes reflexivas e questionadoras que dependem de interações com a realidade. Quer-se também com este projeto criar-se condições para que a formação de estudantes não fique restrita aos aspectos técnicos mas contemple também aspectos sociais e pessoais, promovendo a consciência crítica.
A proposição de uma metodologia para o desenvolvimento do Raciocínio Computacional em escolas de nível fundamental vem a contribuir diretamente com a preparação e formação dos estudantes para o mercado de trabalho. Por sua vez, a atuação da Universidade na Escola permite a democratização do conhecimento acadêmico na comunidade e a sua integração permite o teste, a validação e o aprimoramento deste conhecimento.
* Introduzir alunos e professores do ensino fundamental ao processo de solução de
problemas denominado Raciocínio Computacional;
* Criar uma proposta metodológica para o desenvolvimento de habilidades e a promoção de atitudes essenciais do Raciocínio Computacional, incluindo a proposição de tutoriais, textos didáticos, atividades e materiais de apoio integrados ao conteúdo programático das disciplinas do quarto e quinto ano do ensino fundamental;
* Despertar a vocação científica e incentivar talentos para a área de computação;
* Disponibilizar todos os resultados obtidos para a comunidade escolar.
Objetiva-se com esta proposta a criação de uma rede educacional que permita consolidar o
Raciocínio Computacional no âmbito escolar. O foco deste projeto é propor e disponibilizar uma oficina completa para o desenvolvimento de habilidades específicas do pensamento computacional para os alunos do quarto e quinto ano do ensino fundamental. No entanto, o que se espera é a extensão desta proposta para todas as séries do ensino fundamental e médio no Brasil.
Este projeto se norteia pelo princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, considerando que a formação profissional de hoje não deve incluir apenas o conhecimento de conteúdos e suas aplicações diretas, mas também as formas de como ele é produzido nas áreas científicas, integradas com atitudes reflexivas e questionadoras que dependem de interações com a realidade. Quer-se também com este projeto criar-se condições para que a formação de estudantes não fique restrita aos aspectos técnicos mas contemple também aspectos sociais e pessoais, promovendo a consciência crítica.
A proposição de uma metodologia para o desenvolvimento do Raciocínio Computacional em escolas de nível fundamental vem a contribuir diretamente com a preparação e formação dos estudantes para o mercado de trabalho. Por sua vez, a atuação da Universidade na Escola permite a democratização do conhecimento acadêmico na comunidade e a sua integração permite o teste, a validação e o aprimoramento deste conhecimento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADSON ILEON RIPINSKI DUARTE | 8 | 06/04/2015 | 03/03/2017 |
ANA MARILZA PERNAS FLEISCHMANN | 2 | 02/03/2015 | 03/03/2017 |
ANDRE RAUBER DU BOIS | 2 | 02/03/2015 | 03/03/2017 |
BELISA RENATA ARNHOLD CENTENARO | 8 | 06/04/2015 | 03/03/2017 |
BRAZ ARAUJO DA SILVA JUNIOR | 12 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
CLAUSE FATIMA DE BRUM PIANA | 2 | 02/03/2015 | 03/03/2017 |
GERSON GERALDO HOMRICH CAVALHEIRO | 2 | 02/03/2015 | 03/03/2017 |
GUSTAVO CRUZ DE PINHO | 8 | 06/04/2015 | 03/03/2017 |
GUSTAVO FERNANDES DOS SANTOS | 8 | 06/04/2015 | 03/03/2017 |
JONNHY MORAES MARQUES | 20 | 01/12/2019 | 31/07/2020 |
JOÃO VÍTOR CHAGAS POSSOBOM VAZ | 20 | 01/08/2019 | 30/06/2020 |
LUCIANA FOSS | 4 | 17/07/2018 | 01/08/2020 |
MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR | 2 | 02/03/2015 | 03/03/2017 |
MATHEUS IANZER HERTZOG | 12 | 01/08/2017 | 31/07/2018 |
PLÍNIO FINKENAUER JÚNIOR | 8 | 06/04/2015 | 03/03/2017 |
RENATA HAX SANDER REISER | 2 | 02/03/2015 | 03/03/2017 |
RENÃ FERREIRA DE SOUZA | 20 | 01/07/2020 | 31/07/2020 |
VICTOR DELMONACO TARRAGÓ GROVERMANN | 20 | 01/08/2018 | 30/11/2019 |
WINE DOS SANTOS SILVA | 8 | 06/04/2015 | 03/03/2017 |
YURI ROCHA WEISSHAHN | 8 | 06/04/2015 | 03/03/2017 |