Nome do Projeto
Validade e reprodutibilidade de um instrumento para identificar as barreiras para a prática de atividade física em crianças
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
26/04/2016 - 26/04/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Elevados níveis de inatividade física e sedentarismo têm sido reportados nas diversas faixas etárias e em diferentes partes do mundo. A partir desta realidade, considera-se fundamental o desenvolvimento de estudos para identificar as barreiras que dificultam ou impedem o engajamento nas práticas de atividade física, com o intuito de criar ambientes mais atrativos à prática, em especial na idade escolar visando contornar ou amenizar essas barreiras ainda neste contexto. Dessa forma, o objetivo deste estudo é propor um instrumento para identificar as barreiras para a prática de atividade física em crianças de 06 a 09 anos de idade. Trata-se de um estudo de validação de caráter observacional, com delineamento transversal, paro o qual, a amostra será composta por escolares matriculados em escolas da zona urbana do município de Uruguaiana/RS. O conteúdo do instrumento será obtido através de questionário aberto, aplicado por Proxy-report com cerca de 140 escolares, visando identificar as barreiras percebidas para a prática de atividade física desta faixa etária. As respostas (barreiras) serão agrupadas de acordo com o determinante e a dimensão constituindo um questionário fechado. Após a testagem da clareza do instrumento, será realizado o processo de validação (Análise Fatorial Exploratória) e consistência interna (Coeficiente Alfa de Cronbach). Para isto, um grupo de pais de escolares, não participantes das etapas anteriores, responderá o questionário. Após uma semana o questionário será reaplicado (reteste) com os mesmos indivíduos verificando-se a reprodutibilidade (Índice Kappa). Com este estudo espera-se desenvolver um instrumento com validade e reprodutibilidade adequados para identificar as barreiras para prática de atividade física em crianças dessa faixa etária.

Objetivo Geral

Propor um instrumento para identificar as barreiras para a prática de atividade física em crianças de 06 a 09 anos, o qual possa ser utilizado em estudos populacionais e com intuito de criar propostas para contornar ou ao menos amenizar essas barreiras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
PATRICIA BECKER ENGERS2026/04/201626/04/2018
PATRICIA QUINTANA DE MOURA1201/01/201731/07/2017
PATRICIA QUINTANA DE MOURA1201/08/201631/12/2016

Página gerada em 26/04/2024 10:40:58 (consulta levou 0.035597s)