Nome do Projeto
Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais – sentidos, práticas e experiências docentes
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
27/04/2016 - 31/07/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Resumo
“Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais – sentidos, práticas e experiências docentes”, advêm dos questionamentos acerca da docência em Artes Visuais e as vivências profissionais e pessoais dos professores dessa área de conhecimento, em relação às visualidades contemporâneas. Os meios de comunicação de massa e o universo visual invadem nossas vivências cotidianas, influenciando-nos e definindo/desconstruindo identidades, num processo de transitoriedade e fluidez. Buscamos entender quais visualidades estão presentes nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Artes Visuais e que relações estabelecem entre as suas experiências pessoais e a cultura visual contemporânea. O referencial teórico pauta-se em Hernández (2000), Martins (2005) e Nóvoa (2003; 2004). A pesquisa, de abordagem qualitativa, é do tipo estudo de caso, onde serão investigados professores de Artes Visuais de escolas de Pelotas, RS, em seus campos de atuação. Como instrumentos de pesquisa utilizaremos questionários, entrevistas, observações de aula com registros escritos e fotográficos e estudo de materiais didáticos dos professores. Pretendemos possibilitar a reflexão acerca dos futuros docentes ou docentes atuantes na rede de ensino pelotense, identificando as relações que os professores de Artes Visuais estabelecem entre a cultura visual, seu ensino, sua profissão docente e vida pessoal.

Objetivo Geral

 Reconhecer visualidades utilizadas pelos professores nas aulas de Artes Visuais em seu cotidiano;
 Identificar ideias, sentidos e percepções que os professores têm sobre cultura visual e a relação com o seu ensino;
 Conhecer práticas pedagógicas dos professores de Artes Visuais em relação à cultura visual;
 Estabelecer relações das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores com as suas vivências e experiências pessoais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA GURGEL PONTES301/11/201731/07/2018
ALESSANDRA GURGEL PONTES1201/03/201731/07/2017
DENISE CASTANHA DE AVILA DE LEMOS301/05/201631/07/2018
ERICSSON AMORIM ARAUJO301/05/201619/12/2017
EVERTON DA SILVEIRA MENDONÇA301/05/201619/12/2017
FLÁVIA DEMKE ROSSI1201/08/201628/02/2017
FLÁVIA DEMKE ROSSI301/05/201631/07/2016
HUMBERTO LEVY DE SOUZA301/05/201619/12/2017
ISABEL CRISTINA PIRES DOS SANTOS301/11/201731/07/2018
IVER CALÇADA FOLHA301/05/201619/12/2017
JORDANA BELEM RODRIGUES301/05/201631/03/2017
JULIANA DE AVILA ULGUIM301/05/201631/07/2018
LETÍCIA DIAS DA SILVA301/11/201731/07/2018
LIBER DANIEL BERMUDÉZ MEDINA301/11/201731/07/2018
Laura Sacco dos Anjos Torres301/11/201731/07/2018
MARIO AUGUSTO MATEUS RAMALHO301/11/201730/04/2018
SÍLVIA REGINA DA CUNHA NUNES301/05/201630/04/2018

Página gerada em 26/04/2024 02:46:47 (consulta levou 0.795552s)