Nome do Projeto
O processo de projeto do habitat urbano: uma revisão crítica e metodológica.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/03/2017 - 01/08/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Nas últimas décadas do séc. XX e nas primeiras décadas do séc. XXI a produção corrente de arquitetura e urbanismo não tem demonstrado capacidade de lidar com algumas das questões mais urgentes que determinam a produção e apropriação do espaço urbano nas cidades brasileiras. Incapacidade que se origina principalmente na incompatibilidade entre a lógica que define o pensamento projetual dominante – em suas diversas vertentes – e a lógica contraditória e fragmentada que determina a produção do mundo real. As tensões provenientes do contato entre estes dois polos podem ser tomadas como objeto de estudo central na pesquisa proposta, e serão analisadas e discutidas a partir de uma revisão teórica, crítica e metodológica relativa ao processo de projeto de arquitetura e urbanismo e suas categorias fundamentais.

Objetivo Geral

Explorar as tensões provenientes do contato entre o pensamento projetual instrumental (linear, racional e positivo) vigente e as contradições inerentes ao processo de produção do espaço urbano, buscando produzir subsídios para uma revisão teórica, crítica e metodológica relativa ao processo de projeto de arquitetura e urbanismo.
Consolidar uma reflexão sobre o processo de produção de conhecimento a partir da atividade projetual, buscando, através da experimentação teórica e metodológica, a elaboração de novas referencias para o processo de projeto do espaço habitado, em todas as suas escalas.
Investigar novas formas de se incorporar estas referencias no processo de projeto do espaço habitado, tendo como foco sua condição essencialmente urbana, expressada tanto em sua capacidade de qualificar o tecido urbano consolidado quanto na possibilidade de atender novas frentes de expansão. Tal temática não se restringe somente a habitação, na medida em que contextualizar o projeto implica necessariamente na extrapolação do programa original.
Revisar criticamente determinadas categorias fundamentais do processo de projeto de arquitetura, a saber - sítio, programa, partido, escala, tectônica, forma e usuários – ensaiando sistematicamente outras possibilidades relativas a sua definição, compreensão e seu reposicionamento dentro da organização do processo de projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUIZA DAMBROS BAZZAN802/03/201701/08/2017
BIANCA RAMIRES SOARES802/03/201701/08/2017
LUANA BETINA PEARSON SCHUMANN802/03/201701/08/2017
LUISA MANTELLI ANKLAM802/03/201701/08/2017

Página gerada em 23/04/2024 22:14:13 (consulta levou 0.037910s)