Nome do Projeto
Diagnóstico de cárie secundária: estabelecimento de parâmetros e efeito nas decisões de tratamento em odontologia
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/04/2016 - 30/04/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O objetivo geral dessa tese será investigar os parâmetros diagnósticos e de decisão de tratamento no manejo de lesões de cárie secundária, e seu potencial impacto na saúde bucal dos pacientes. Cinco estudos serão realizados: no estudo 1, uma revisão sistemática investigará os métodos de detecção visual e/ou radiográfica utilizados em estudos sobre o diagnóstico de lesões de cárie secundária em dentes permanentes, com relação à relevância clínica (associação entre método diagnóstico e decisão de tratamento) e validade de conteúdo (avaliação dos critérios utilizados por cada sistema no diagnóstico da lesão de cárie secundária). Uma análise descritiva será realizada. O estudo 2 consistirá na elaboração e aplicação de um questionário acerca da conduta do cirurgião-dentista frente ao diagnóstico e tratamento de lesões de cárie secundária no consultório. Será um estudo transversal com seleção aleatória de uma amostra de cirurgiões-dentistas residentes no estado do Rio Grande do Sul. Os questionários serão disponibilizados via e-mail. Os fatores em estudo serão: o perfil do profissional, e sua conduta frente ao diagnóstico e tratamento da cárie secundária. Paralelamente a isso, o estudo 3 se baseará na construção de um banco de lesões de cárie ao redor de restaurações com casos em fases diferenciadas. O estudo será in vitro. Três condições de cárie (lesão de mancha branca em estágio inicial, avançado e lesão em dentina) serão induzidas em quatro tipos de dentes/restaurações (incisivos – restaurações classe IV, pré-molares – classe II, molares – classes II e V). O experimento ocorrerá em quintuplicata. A variável de desfecho avaliada será o aspecto visual. O estudo 4 investigará os benefícios do emprego de uma oficina de diagnóstico no processo de ensino-aprendizagem de alunos de graduação do curso de odontologia. A oficina de diagnóstico será realizada a partir do banco de lesões de cárie secundária desenvolvido in vitro. Será um estudo clínico randomizado (distribuição dos alunos) de grupos paralelos (aula teórica e aula teórica somada à oficina de diagnóstico). Parte dos acadêmicos passará por aula teórica e participará da oficina, enquanto a outra parte apenas por aula teórica. Após, todos participarão de avaliação teórica e prática, para estabelecer o diagnóstico e tratamento de controlado de dois grupos paralelos. Os dados dos estudos 2, 4 e 5 serão submetidos à análise estatística, considerando poder de 80% e nível de significância de 5%.

Objetivo Geral


2.1 Objetivo Geral

Investigar os parâmetros diagnósticos e de decisão de tratamento utilizados no manejo de lesões de cárie secundária e seu potencial impacto na saúde bucal dos pacientes.

2.2 Objetivos Específicos

a) Realizar uma revisão sistemática investigando os métodos de detecção visual e radiográfica utilizados no diagnóstico de lesões de cárie secundária em dentes permanentes com relação à validade de conteúdo e relevância clínica.
b) Conduzir um estudo baseado na prática clínica (“Practice-based Research”) acerca da conduta do cirurgião-dentista frente ao diagnóstico e tratamento de lesões de cárie secundária no consultório, por meio de aplicação de questionário;
c) Desenvolver lesões de cárie secundária in vitro com diferentes estágios de evolução, e instituir um banco de lesões com casos em fases diferenciadas de perda mineral em dentes humanos;
d) Investigar a contribuição do emprego de uma oficina de diagnóstico no processo de ensino-aprendizagem de alunos de graduação do curso de odontologia, através de um ensaio clínico randomizado.
e) Avaliar o efeito de diferentes critérios de avaliação de lesões de cárie ao redor de restaurações em dentes permanentes, em desfechos relacionados à saúde oral de adultos, em um estudo clínico randomizado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CÁCIA SIGNORI2030/04/201630/04/2019
ELENARA FERREIRA DE OLIVEIRA130/04/201630/04/2019
MARINA CHRIST FRANCO1201/08/201631/07/2017
VITOR HENRIQUE DIGMAYER ROMERO230/04/201630/04/2019

Página gerada em 26/04/2024 18:58:31 (consulta levou 0.036851s)