Nome do Projeto
Estudo da influência de aditivos provenientes de fontes renováveis na reciclagem de artefatos elastoméricos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/04/2016 - 31/03/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Polímeros, Aplicações
Resumo
Os objetivos principais deste trabalho são o estudo da influência do uso de aditivos provenientes de fontes renováveis na vulcanização, desvulcanização por micro-ondas e posterior revulcanização da borracha natural (Natural Rubber - NR).

Objetivo Geral

A busca por soluções ao problema do descarte de resíduos poliméricos, causadores de graves e preocupantes problemas ambientais e de saúde pública, têm sido almejadas há muitos anos. Nesse contexto, o projeto de pesquisa em questão visa contribuir para o avanço e desenvolvimento na área de Ciência e Tecnologia e Engenharia de Materiais, bem como ao avanço da Pesquisa e Desenvolvimento da Química Ambiental e Ecologia, abordando aspectos de fundamental importância nos dias de hoje, o reaproveitamento de resíduos poliméricos e a sustentabilidade.
Diversos autores tem estudado a troca de aditivos de vulcanização convencionais por outros mais sustentáveis, provenientes de fontes renováveis, por vários motivos: tornar o elastômero vulcanizado biodegradável; trocar aditivos de fontes esgotáveis (provenientes do petróleo) por outros provenientes de fontes renováveis; reduzir o custo final do composto vulcanizado; dentre outros. Já o trabalho em questão, além de ser motivado por todos os aspectos anteriormente mencionados, busca ainda analisar a influência dessa troca no processo de desvulcanização da NR por micro-ondas, bem como analisar a influência na sua revulcanização. Trata-se de um projeto inédito, que une o estudo da reciclagem de um material muito danoso ao meio ambiente, à grande experiência da pesquisadora responsável e de seu colaborador na área de elastômeros e sua reciclagem, especialmente na desvulcanização por micro-ondas, sendo que os resultados possuem grande possibilidade de serem ainda patenteáveis. Almeja-se a obtenção de um elastômero revulcanizado com propriedades úteis, o qual poderá ser futuramente incorporado à outros polímeros formando blendas poliméricas.
Dessa forma, para que o objetivo principal seja alcançado, alguns objetivos específicos foram traçados:
(i) Estudo da influência do uso de aditivos provenientes de fontes renováveis na cinética de vulcanização da NR, bem como do uso de argilas lamelares tipo montmorillonitas.
(ii) Estudo da influência do uso de aditivos provenientes de fontes renováveis e de argilas no processo de desvulcanização da NR via micro-ondas, e o estudo da influência dos parâmetros de processo (tempo de exposição às micro-ondas) do elastômero no seu grau de desvulcanização/degradação.
(iii) Estudo da influência do uso de aditivos provenientes de fontes renováveis e argilas, e do grau de desvulcanização/degradação na cinética de revulcanização da NR.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
THIAGO CZERMAINSKI GONÇALVES ALVES1201/05/201631/03/2018
THIAGO CZERMAINSKI GONÇALVES ALVES1201/01/201731/07/2017
THIAGO CZERMAINSKI GONÇALVES ALVES1201/08/201631/12/2016

Página gerada em 29/03/2024 08:12:32 (consulta levou 0.041703s)