Nome do Projeto
Avaliação do método de seleção de dentes artificiais em prótese e implantodontia pelos cirurgiões dentistas: aplicação de questionário.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2016 - 31/07/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O resultado estético de uma reabilitação oral depende da análise ampla de todas as estruturas que se relacionam aos dentes. Nos pacientes edêntulos, esta análise é mais crítica, uma vez que não há referências dentárias a serem seguidas e um conjunto de parâmetros faciais e estéticos devem ser considerados para a seleção de dentes artificiais. Assim, conhecer os métodos de seleção de dentes artificiais e saber empregá-los em cada caso, é fundamental para o sucesso estético da reabilitação oral. Objetivo: avaliar profissionais de odontologia quanto aos métodos de seleção de dentes artificiais utilizados em sua prática clínica. Metodologia: A amostra será composta por 200 cirurgiões dentistas, clínicos gerais ou especialistas em prótese dentária ou implantodontia, que serão convidados, pessoalmente ou por e-mail, a responder a um questionário semi-estruturado, o qual foi desenvolvido a partir de ampla revisão de literatura, sobre métodos de seleção de dentes artificiais. As variáveis analisadas serão a formação acadêmica do profissional, local de atuação, qual o tipo de dente artificial mais utilizado e o método empregado para sua seleção, realização de provas clínicas da montagem de dentes e índice de sucesso obtido em sua prática clínica. Análise dos dados: As respostas serão tabuladas em um banco de dados Excell 2010, e as variáveis serão analisadas através de análise descritiva e teste de regressão logística. Resultados Esperados: Estabelecer um panorama sobre como os profissionais executam a seleção de dentes artificiais e o índice de sucesso neste procedimento e avaliar, a partir dos resultados obtidos, a necessidade de melhorias no ensino da seleção de dentes artificiais e aplicabilidade de novas tecnologias.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Avaliar profissionais de odontologia quanto ao métodos de seleção de dentes artificiais utilizados em sua prática clínica.
Objetivos Específicos
a) Observar como cada grupo de profissionais, de acordo com sua formação acadêmica, realiza a seleção de dentes artificiais.
b) Avaliar se o tempo de formação do profissional e o local onde desenvolve seu trabalho influenciam no método de escolha dos dentes artificais utilizados.
c) Observar qual o método de seleção de dentes artificiais ensinado durante a formação acadêmica do profissional, correlacionando com o tempo de formação e tipo de instituição (pública ou privada).
d) Avaliar qual o método utilizado por profissionais que exercem a docência para o ensino da seleção de dentes artificiais.
e) Avaliar se os profissionais reproduzem em sua prática clínica métodos de seleção de dentes aprendidos durante sua formação de graduação e/ou pós-graduação.
f) Correlacionar o método de seleção de dentes artificiais adotado com a taxa de sucesso clínico, conforme a avalição subjetiva do profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA MARIA JORGE DALACQUA DA SILVA201/06/201631/07/2018
AMANDA DOS SANTOS MACIEL201/06/201631/12/2017
LUÍSA HOCHSCHEIDT201/06/201631/12/2017

Página gerada em 14/07/2024 16:46:05 (consulta levou 0.054333s)