Nome do Projeto
A pedagogia contemporânea da flauta transversal no Brasil: discursos de práticas pedagógicas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2016 - 31/07/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
A pesquisa visa investigar a prática pedagógica dos professores de flauta transversal que atuam em instituições de ensino no Brasil. A investigação terá como base os discursos dos professores e alunos. Será desenvolvida tanto sobre as ações que envolvem a preparação quanto a execução do ensino no cotidiano, procurando perscrutar não só como é desenvolvido o conteúdo tradicional (sonoridade, escalas, arpejos, estudos, repertório, textos de livros especializados, entre outros), mas também ações que os professores realizam para complementar a formação dos estudantes conforme as necessidades do atual mercado de trabalho.
Objetivo Geral
A pesquisa visa investigar a prática pedagógica dos professores de flauta transversal que atuam em instituições de ensino no Brasil. A investigação terá como base os discursos dos professores e alunos. Será desenvolvida tanto sobre as ações que envolvem a preparação quanto a execução do ensino no cotidiano, procurando perscrutar não só como é desenvolvido o conteúdo tradicional (sonoridade, escalas, arpejos, estudos, repertório, textos de livros especializados, entre outros), mas também ações que os professores realizam para complementar a formação dos estudantes conforme as necessidades do atual mercado de trabalho.
Pretende-se, após a coleta, organização e análise dos discursos, elaborar um Inventário de Tópicos Pedagógicos das práticas pedagógicas apresentadas. O Inventário será utilizado para transversalizar informações e, se possível, estabelecer relações de pensamentos com as correntes da educação, conforme Aranha (2006) e com os modelos de ensino de instrumento, conforme Tait (1992) e Hallam (1998), (2006).
A partir do produto final obtido — Inventário de Tópicos Pedagógicos — pretende-se, no primeiro momento, estimular a produção de artigos e, posteriormente, elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso envolvendo a temática pesquisada. Naturalmente o produto obtido poderá ainda fomentar futuras pesquisas em programas de pós-graduação, contribuindo para procurar minimizar a lacuna causada pela carência de pesquisas que investigam o cotidiano do professor de instrumento, em especial ao professor de flauta, na preparação e execução de seu ensino.
Pretende-se, após a coleta, organização e análise dos discursos, elaborar um Inventário de Tópicos Pedagógicos das práticas pedagógicas apresentadas. O Inventário será utilizado para transversalizar informações e, se possível, estabelecer relações de pensamentos com as correntes da educação, conforme Aranha (2006) e com os modelos de ensino de instrumento, conforme Tait (1992) e Hallam (1998), (2006).
A partir do produto final obtido — Inventário de Tópicos Pedagógicos — pretende-se, no primeiro momento, estimular a produção de artigos e, posteriormente, elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso envolvendo a temática pesquisada. Naturalmente o produto obtido poderá ainda fomentar futuras pesquisas em programas de pós-graduação, contribuindo para procurar minimizar a lacuna causada pela carência de pesquisas que investigam o cotidiano do professor de instrumento, em especial ao professor de flauta, na preparação e execução de seu ensino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
IARA SILVA RAMALHO | 4 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
JULIA ALVES GREGORIO | 4 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
JULIA ALVES GREGORIO | 12 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
MATEUS MESSIAS | 4 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
MATEUS MESSIAS | 12 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
MAYARA ARAUJO DO AMARAL | 4 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
MAYARA ARAUJO DO AMARAL | 12 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |