Nome do Projeto
EFEITO DO ARMAZENAMENTO E TRATAMENTOS PARA A SUPERAÇÃO DA DORMENCIA NA QUALIDADE FISIOLÓGICA EM SEMENTES DE ARROZ IRRIGADO - CULTIVAR BRS AG “GIGANTE”
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
09/05/2016 - 31/07/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Resumo
Como ocorre nas demais cultivares de arroz irrigado, as sementes da cultivar BRS AG apresentam dormência pós colheita, no entanto, não se tem conhecimento sobre a duração nem dos métodos mais adequados para que possa ser efetuada a superação da mesma. Assim, o objetivo desse trabalho é determinar a existência, a duração e o melhor método para a superação dessa dormência em sementes de arroz irrigado da cultivar BRS AG. O trabalho será conduzido na forma de dois experimentos, sendo o primeiro focado nos métodos para superação de dormência, onde as sementes serão submetidas aos tratamentos em estudo. Tratamentos I, II e III - secagem prévia das sementes em estufa com circulação de ar à temperatura de 48°C, durante 96, 120 e 144 horas, respectivamente; Tratamentos IV, V, VI e VII - imersão das sementes em solução de hipoclorito de sódio com concentração de 0,3; 0,5; 1,0 e 1,5 % respectivamente, durante 16 horas; e, Tratamento VIII – Testemunha - sem tratamento para superação de dormência. Enquanto o segundo, aborda o efeito dos ambientes e embalagens de armazenamento sobre a dormência das sementes, sendo as mesmas armazenadas durante dois anos. O armazenamento será realizado utilizando dois tipos de embalagens distintas: papel multifoliado e saco plástico de alinhagem); em três ambientes: câmara fria e seca, câmara seca e condição de armazém convencional. Realizados os tratamentos as sementes serão submetidas aos testes de teor de água, teste de germinação, teste de primeira contagem da germinação, teste de tetrazólio, índice de velocidade de germinação (IVG), teste de frio em rolo de papel, teste de emergência em casa de vegetação, índice de velocidade de emergência (IVE), comprimento de parte aérea, raiz e total, peso de matéria seca da parte aérea e da raiz. Para a analise estatística os dados serão submetidos à análise de homocedasticidade e de variância. As médias dos fatores qualitativos quando significativas, serão comparadas utilizando-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade.

Objetivo Geral

- Estudar o efeito de diferentes métodos para superação da dormência de sementes de arroz irrigado da cultivar BRS AG “GIGANTE”, e determinar o período de duração desta dormência.
- Verificar se há efeito de diferentes embalagens e ambientes de armazenamento sobre a dormência das sementes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LILIAN VANUSSA MADRUGA DE TUNES109/05/201631/07/2018
MÁRCIO GONÇALVES DA SILVA409/05/201631/07/2018

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 20.000,00

Página gerada em 25/04/2024 19:37:23 (consulta levou 0.034913s)