Nome do Projeto
Comunicação Digital e Ciberjornalismo: relações possíveis
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
08/08/2016 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Resumo
O projeto de pesquisa tem como objetivo refletir sobre a relação entre situações de comunicação em sites de redes sociais digitais e o processo de produção no jornalismo. Com isso, busca-se contribuir para os estudos sobre a produção de informação jornalística no contexto da cibercultura, destacando a influencia dos internautas na abordagem do ciberjornalismo. Ao enfocar as definições de informação e comunicação digital, entende-se que informar se aproxima do dado, enquanto comunicar abrange a relação entre as pessoas. Ou seja, a informação integra a dinâmica da comunicação, de modo que na comunicação existe uma relação interpessoal e as relações construídas pelos participantes podem ser mais importantes que a própria informação trocada. Na Internet, pode-se observar informações publicadas por pessoas leigas no que se refere à estrutura do texto jornalístico e informações jornalísticas. No segundo tipo de informação, trata-se da notícia, que tem uma preocupação com a função social de informar a sociedade com base em fontes e de responder as principais perguntas (o que?, quem?, quando?, onde?, como? por que?). Entende-se que os dois tipos de informação podem fomentar as trocas interpessoais sobre os temas informados. Nessa perspectiva, destacam-se possíveis relações entre as trocas realizadas pelos internautas e o processo de produção da notícia no ciberjornalismo. Esse processo de produção integra três sistemas interdependentes: apuração (elaboração da pauta e verificação das informações), produção (composição, edição e disponibilização da informação) e circulação (envolvimento dos agentes sociais no acesso e na distribuição das informações jornalísticas). Para realizar essa pesquisa utiliza-se a abordagem qualitativa, que será sistematizada em três etapas: 1) identificar situações nos sites de rede social Facebook e Twitter de comunicação entre internautas que foram usadas como base de pauta e como fonte para a produção de notícias por veículos de comunicação; 2) identificar a circulação de informações jornalísticas nos sites de rede social Facebook e Twitter, analisando o debate sobre notícias publicadas na Internet por veículos de Comunicação; 3) relacionar os indícios analisados nas etapas anteriores com o processo de produção da notícia.

Objetivo Geral

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral “Refletir sobre a relação entre situações de comunicação em sites de redes sociais digitais e o processo de produção jornalístico na atualidade”. Esse objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos: a) identificar situações de comunicação em sites de redes sociais que foram usados no sistema de apuração jornalística, tanto no que concerne à definição de pautas, quanto na definição de fontes; b) identificar situações de circulação de informação jornalística em sites de redes sociais, observando o debate sobre a notícia; c) analisar as relações entre a comunicação em sites de redes sociais e os sistemas de apuração, produção e circulação de informação no ciberjornalismo. Com isso, busca-se contribuir para os estudos sobre a produção de informação jornalistica no contexto da cibercultura, destacando a influencia dos internautas sobre os diferentes temas abordados no ciberjornalismo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARINA DOS REIS208/08/201631/12/2016
EDNA SOUZA MACHADO208/08/201631/12/2016
LAUREN GUEDES LENCINA TRINDADE208/08/201631/12/2016
LETÍCIA ELOI PINTO208/08/201631/12/2016
MANUELA SERRA SOARES208/08/201631/12/2016

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