Nome do Projeto
Preparação e caracterização de eletrólito sólido a base de Polivinilpirrolidona (PVP)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/07/2016 - 31/07/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Resumo
Recentemente, muita atenção tem sido demonstrada aos estudos de eletrólitos poliméricos. Esses eletrólitos consistem de um ácido ou sal disperso numa matriz polimérica a qual pode conduzir elétrons ou íons e são uma alternativa eficiente para substituir os eletrólitos líquidos e cristais inorgânicos. A aplicação desses materiais está em diversas áreas como, desenvolvimento espacial, novos tipos de memória e arquitetura de computadores, baterias, células solares, sensores e janelas eletrocrômicas Assim, nos últimos anos, tem sido dada considerável atenção ao desenvolvimento de novos materiais poliméricos baseados em polissacarídeos e proteínas, não somente visando suas aplicações na indústria alimentícia e farmacêutica, mas também para a indústria eletrônica. Estão sendo estudadas as alterações das propriedades físicas e químicas dos polímeros naturais e melhoria das suas características funcionais seja por processos físicos, como a plastificação ou por meio de reações químicas, tais como eterificação, enxertia e reações de reticulação. Polivinilpirrolidona (PVP) é um polímero solúvel em água e em solventes orgânicos, sendo capaz de formar complexos estáveis com polímeros e surfactantes. A ampla faixa de aplicações do PVP e seus copolímeros na indústria farmacguêutica e na medicina são associados a essas propriedades Baseando-se nestas pesquisas o presente projeto propõe preparar e caracterizar novos eletrólitos a base de Polivinilpirrolidona (PVP) com o intuito de Sr utilizada em dispositivos eletrocrômicos

Objetivo Geral

A presente proposta terá os objetivos e respectivas metas a serem atingidas, conforme descrito abaixo, sendo estas caracterizações realizadas em nosso laboratório ou através de parcerias já estabelecidas pelo proponente.
1. Sintetizar nanopartículas de óxidos de Al2O3 e NiO
(a) Serão desenvolvidas formulações para a síntese química capazes de gerar nanopartículas utilizando o método dos precursores poliméricos.
2. Caracterizar as nanopartículas, verificando suas propriedades por meio das seguintes técnicas
(a) Caracterização por meio da técnica de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) para estimativa de dimensões das nanopartículas.
(b) Análise por meio da técnica de Difração de Raios X para determinação de tamanho médio de cristalito.
(c) Investigação pela técnica de Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) para determinação de tamanho de partícula.
(d) Utilização da técnica de determinação de tamanho médio de partícula por espalhamento de luz.
3. Preparação dos eletrólitos sólidos.
(a) Preparação do eletrólito sólido a base de PVP (Aldrich) e a adição do sal de lítio (LiClO4)..
(b) Preparação do eletrólito sólido a base de PVP (Aldrich) e a adição das nanopartículas (Al2O3 e NiO).
4. Caracterização dos eletrólitos sólidos, verificando suas propriedades por meio de técnicas adequadas de análise microestrutural e físico-química.
(a) Estudo de condutividade iônica dos eletrólitos sólidos em função da adição das nanopartículas pela técnica de impedância eletroquímica.
(b) Estudo de condutividade iônica dos eletrólitos sólidos em função da temperatura pela técnica de impedância eletroquímica.
(c) Estudo de comportamento térmico dos eletrólitos através de analise térmica, determinação da temperatura de transição vítrea (Tg) e de degradação dos eletrólitos.
(d) Caracterização morfológica dos eletrólitos através de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Microscopia de Força Atômica (AFM).
(e) Medidas de óticas através de espectroscopia UV-Vis
(f) Analise de raios-X para estudar a cristalinidade do eletrólito.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DANTAS DE OLIVEIRA310/07/201631/07/2017
ANDRESSA PEGLOW LÜDTKE310/07/201631/07/2017
ANDRESSA PEGLOW LÜDTKE1201/08/201631/03/2017
LUANA USZACKI KRÜGER1201/04/201731/07/2017

Página gerada em 19/04/2024 14:28:04 (consulta levou 0.061293s)