Nome do Projeto
PROJETO ACORDA Análise e COnstrução de Referenciais Didáticos para Arquitetura: uma abordagem para o Desenho paramétrico e para a prototipagem rápida
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/07/2017 - 31/07/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Nos últimos anos, os discursos sobre a atividade de projeto de arquitetura e, consequentemente, sobre o processo de formação para esta atividade, tem sido permeados por conceitos como desenho paramétrico, prototipagem ou fabricação digital. Tais discursos atribuem a estes conceitos a capacidade de transformar a forma de projetar, e estão já estão sendo explorados em práticas profissionais e científicas. Entretanto, o
processo de sistematização de novas práticas projetuais, e sua consequente absorção em contextos de formação em arquitetura, segue a lógica de processos de transposição didática. Isto é, de reconhecimento de uma estrutura veiculada em contextos científicos e profissionais no âmbito do contexto educativo. Há que se considerar que este processo, de validação e apropriação de novas estruturas de saber, é lento e totalmente dependente dos contextos educativos específicos onde ocorre. Frequentemente ele ocorre por iniciativas de professores/pesquisadores os quais aceitam os desafios de realizar os experimentos in loco,
muitas vezes sem nenhum referencial didático previamente sistematizado. Este projeto
ocupa-se em apoiar a atividade docente para a inserção de conceitos e procedimentos que permitam construir métodos relativos a esta outra maneira de projetar. Para isto inicialmente realizar-se-á uma revisão bibliográfica, incluindo a identificação de experiências didáticas
já estruturadas pela própria equipe envolvida no projeto. Esta equipe foi constituída a partir do propósito de reunir professores/pesquisadores em diferentes estágios de apropriação dos conceitos e tecnologias que envolvem o desenho paramétrico e a prototipagem. Serão identificadas e/ou estruturadas atividades pertinentes à inserção destes conceitos e tecnologias e experimentadas em um contexto de ensino de arquitetura. Os estudos estarão centrados especialmente no propósito de reestruturação de conteúdos veiculados em disciplinas de representação e geometria, buscando-se uma sintonia com as atividades de
projeto de arquitetura. Em um sistema de colaboração/consultoria que será estabelecido entre os membros da equipe os resultados serão avaliados buscando-se a construção de referenciais didáticos, os quais incluem diretrizes e o registro das estruturas de saber construídas no âmbito do projeto. Estes referenciais deverão ser disponibilizados de maneira aberta à comunidade acadêmica de arquitetura.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
• Construir referenciais didáticos para a inserção de conceitos de desenho paramétrico e prototipagem rápida junto à formação em arquitetura e urbanismo.
Objetivos Específicos:
1. Identificar estruturas de saber veiculadas no contexto das instituições de arquitetura, cujo propósito está em promover a apropriação e o uso dos conceitos de desenho paramétrico e prototipagem rápida;
2. Reconhecer os momentos didáticos em que estas estruturas estão sendo veiculadas, de configuração formal nos diferentes estágios de formação no contexto de instituições de arquitetura;
3. Analisar um contexto específico de formação em arquitetura e identificar quais estruturas de saber, particularmente em termos de geometria, necessitam ser ampliadas ou revisadas para a inserção de conceitos de parametrização e fabricação digital;
4. Identificar atividades didáticas estabelecidas nos contextos analisados que sejam apropriadas para a inserção dos conceitos de parametrização e fabricação digital;
5. Selecionar atividades identificadas na etapa de revisão e/ou estruturar novas atividades para serem experimentadas no âmbito do contexto didático analisado, relativas aos temas tratados;
6. Experimentar as atividades didáticas estruturadas em atividades de extensão;
7. Avaliar as atividades didáticas propostas e os resultados obtidos com relação a sua estruturação e aplicação;
8. Reestruturar as atividades didáticas frente aos resultados da experimentação e análise;
9. Estabelecer diretrizes para o aperfeiçoamento e continuidade do uso das atividades propostas, disponibilizando tais atividades para o uso junto aos contextos para as quais foram desenhadas (disciplinas curriculares);
10. Sistematizar e validar em fóruns científicos reconhecidos os resultados dos estudos aqui propostos, desenvolvendo publicações que reflitam todas as etapas da pesquisa desenvolvida.
11. Disponibilizar os referenciais didáticos produzidos de maneira aberta, em repositórios institucionais.
• Construir referenciais didáticos para a inserção de conceitos de desenho paramétrico e prototipagem rápida junto à formação em arquitetura e urbanismo.
Objetivos Específicos:
1. Identificar estruturas de saber veiculadas no contexto das instituições de arquitetura, cujo propósito está em promover a apropriação e o uso dos conceitos de desenho paramétrico e prototipagem rápida;
2. Reconhecer os momentos didáticos em que estas estruturas estão sendo veiculadas, de configuração formal nos diferentes estágios de formação no contexto de instituições de arquitetura;
3. Analisar um contexto específico de formação em arquitetura e identificar quais estruturas de saber, particularmente em termos de geometria, necessitam ser ampliadas ou revisadas para a inserção de conceitos de parametrização e fabricação digital;
4. Identificar atividades didáticas estabelecidas nos contextos analisados que sejam apropriadas para a inserção dos conceitos de parametrização e fabricação digital;
5. Selecionar atividades identificadas na etapa de revisão e/ou estruturar novas atividades para serem experimentadas no âmbito do contexto didático analisado, relativas aos temas tratados;
6. Experimentar as atividades didáticas estruturadas em atividades de extensão;
7. Avaliar as atividades didáticas propostas e os resultados obtidos com relação a sua estruturação e aplicação;
8. Reestruturar as atividades didáticas frente aos resultados da experimentação e análise;
9. Estabelecer diretrizes para o aperfeiçoamento e continuidade do uso das atividades propostas, disponibilizando tais atividades para o uso junto aos contextos para as quais foram desenhadas (disciplinas curriculares);
10. Sistematizar e validar em fóruns científicos reconhecidos os resultados dos estudos aqui propostos, desenvolvendo publicações que reflitam todas as etapas da pesquisa desenvolvida.
11. Disponibilizar os referenciais didáticos produzidos de maneira aberta, em repositórios institucionais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CRISTIANE DOS SANTOS NUNES | 2 | 01/07/2014 | 01/07/2017 |
GABRIEL MARTINS DA SILVA | 12 | 01/01/2016 | 31/07/2016 |
GABRIELA GONZALEZ PERONTI | 6 | 01/07/2014 | 01/07/2017 |
IVANA PATRICIA IAHNKE STEIM | 1 | 01/07/2014 | 01/07/2017 |
JANICE DE FREITAS PIRES | 4 | 01/07/2014 | 01/07/2017 |
LARISSA MADEIRA PEDERZOLLI | 4 | 01/07/2014 | 01/07/2017 |
LARISSA MADEIRA PEDERZOLLI | 12 | 01/08/2015 | 31/12/2015 |
LETICIA DE FARIAS BORGES | 4 | 01/07/2014 | 01/07/2017 |
LUISA RODRIGUES FELIX DALLA VECCHIA | 4 | 01/07/2014 | 01/07/2017 |
MONICA MENDES VEIGA | 6 | 01/07/2014 | 01/07/2017 |
NIRCE SAFFER MEDVEDOVSKI | 2 | 01/07/2014 | 01/07/2017 |
TATIANE BRISOLARA NOGUEIRA | 2 | 01/07/2014 | 01/07/2017 |
TÁSSIA BORGES DE VASCONSELOS | 6 | 01/07/2014 | 01/07/2017 |
VALENTINA TOALDO BRUM | 12 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
VALENTINA TOALDO BRUM | 4 | 01/07/2014 | 01/07/2017 |
VALENTINA TOALDO BRUM | 12 | 01/08/2015 | 31/07/2016 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq | R$ 24.370,00 |