Nome do Projeto
Cultura da mídia, rock e recepção
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2016 - 31/07/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Resumo
A investigação apresenta estudos de produção, mensagem e recepção sobre reportagens exibidas na mídia tradicional brasileira sobre grupos de rock. Adotando uma postura crítica, histórica e dialética, a pesquisa tem como marcos teórico-metodológicos, os pressupostos de Douglas Kellner (2001), Jesús Martín-Barbero (1997) e Stuart Hall (2003). Além disso, com base no aprofundamento da pesquisa, outras propostas teórico-metodológicas surgem, tais como Orozco Gómez (2000), Straw (1991) e Trotta (2008).

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL:
Estudar como o a mídia tradicional brasileira produz informação sobre grupos de rock e analisar a leitura que os receptores desse gênero musical fazem desses discursos
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Analisar as possíveis semelhanças e diferenças nos discursos de dois grupos distintos (fãs e não fãs) de receptores;

2. Investigar se produções midiáticas apresentam conteúdo informacional relevante;

3. Observar as leituras feitas pelos receptores (hegemônica, negociada ou contra-hegemônica).
4. Analisar práticas de escuta de fãs de grupos de rock.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTHUR FREIRE SIMOES PIRES801/08/201731/07/2018
ARTHUR FREIRE SIMOES PIRES1201/08/201731/07/2018
ESTEVAN DE FREITAS GARCIA1201/01/201631/07/2016
NATÁLIA SHEIKHA REDÜ1201/08/201531/12/2015
NATÁLIA SHEIKHA REDÜ1201/10/201431/07/2015

Página gerada em 21/11/2019 17:02:25 (consulta levou 0.071543s)