Nome do Projeto
Desenvolvimento de Armadilha Biológica Inteligente para Manejo Integrado de Pragas na Agricultura
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2016 - 31/10/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia do Produto
Resumo
A adoção da Agricultura de Precisão em programas de manejo de pragas constitui-se uma alternativa à agricultura tradicional, que apresenta práticas que tem provocado impactos ambientais e custos desnecessários ao produtor. O Manejo Integrado de Pragas (MIP) refere-se à integração de diferentes ferramentas para a otimização do controle de pragas agrícolas. O emprego conjunto das diferentes ferramentas, de maneira planejada e em harmonia, é a base para o sucesso de um programa de MIP. Novas ferramentas de controle estão sendo disponibilizadas para utilização no MIP, como o controle biológico, por meio da liberação de inimigos naturais. Contudo, o uso eficiente bem como a adoção destas ferramentas é dependente de uma correta amostragem ou monitoramento das populações de pragas, e também da apropriada integração das informações. Atualmente, no Brasil, as práticas de monitoramento são constituídas essencialmente como um trabalho manual e laborioso, diminuindo assim, consideravelmente seu emprego e, muitas vezes, limitando a implementação do MIP adequadamente. Neste contexto, os sistemas computacionais embarcados, aliados ao emprego de técnicas de inteligência artificial, tem permitido o desenvolvimento de tecnologias, as quais são capazes de superar tais dificuldades no monitoramento. Assim, o projeto pretende elaborar o projeto detalhado de um novo produto de inovação radical, intitulado Armadilha Biológica Inteligente para uso no MIP, como ferramenta da Agricultura de Precisão.

Objetivo Geral

Segundo a tipologia de estratégia de inovação de produtos, proposta em GRIFFIN e PAGE (1996), o desenvolvimento da Armadilha Biológica Inteligente pode ser classificado como produto novo para o mundo, tratando-se de um novo produto que gera um novo mercado.
Utilizaremos um modelo de Processo de Desenvolvimento de Produto, adaptado da literatura, como guia para o desenvolvimento desse produto, tendo como foco principal a etapa de projeto detalhado do produto.
O objetivo principal deste projeto de pesquisa é a elaboração do projeto detalhado de um novo produto de inovação radical, intitulado Armadilha Biológica Inteligente para uso no MIP, como ferramenta da Agricultura de Precisão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JARBAS ALAN KOCHHANN2001/11/201631/10/2017
ROGERIO ROYER201/11/201631/10/2017

Página gerada em 29/03/2024 09:19:10 (consulta levou 0.040288s)