Nome do Projeto
Avaliação e Gestão dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Guaporé
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
08/09/2016 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Resumo
O presente projeto de pesquisa que orienta a elaboração de uma tese a ser realizada no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da UFPel, tem por objetivo analisar as relações entre os sistemas de produção agrícola e as estratégias de gestão da unidade de produção familiar sobre a qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio Guaporé (RS). Para tanto, pretende-se aproximar a Abordagem Sistêmica aos Métodos Multicritérios de Apoio à Decisão. Os resultados obtidos podem contribuir para organizar um conjunto de critérios que equalize as táticas e as técnicas utilizadas pelos agricultores familiares na manutenção dos recursos hídricos em diferentes sistemas produtivos. Ainda, este conjunto de critérios podem embasar o estabelecimento de políticas públicas em favor do uso e da conservação da água no contexto agrícola sob ações de desenvolvimento rural.

Objetivo Geral

OBJETIVOS:
Objetivo geral
Analisar as relações entre as estratégias de gestão das unidades de produção agrícolas familiares, e os seus devidos sistemas de produção, sobre a qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio Guaporé (RS).

Objetivos específicos
a) Caracterizar espacialmente os diferentes sistemas produtivos na bacia hidrográfica rio Guaporé;
b) Analisar os aspectos sociotécnicos de manejo e utilização da água dos diferentes sistemas de produção identificados na bacia hidrográfica;
c) Avaliar o estilo de tomada de decisão sobre os aspectos inerentes a utilização e a gestão dos recursos hídricos por parte dos agricultores pesquisados;
d) Apresentar as estratégias de manutenção e conservação dos recursos hídricos adotados pelos agricultores nos diferentes sistemas da região estudada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE TROIAN408/09/201631/12/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 13.484,90

Página gerada em 25/04/2024 20:41:37 (consulta levou 0.042703s)