Nome do Projeto
Amamentação e saúde materna: estado nutricional, adiposidade abdominal e fatores metabólicos de risco cardiovascular
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/10/2016 - 28/02/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
Os benefícios da amamentação a curto e longo prazo para as crianças estão bem descritos na literatura. Contudo, em relação à saúde materna, embora seja conhecido a associação entre aleitamento materno e redução no risco de câncer de mama e ovário e aumento no intervalo entre as gestações, para outros desfechos as evidências não estão estabelecidas, como por exemplo, índice de massa corporal, adiposidade abdominal, pressão arterial, perfil lipídico e glicemia maternos. O presente projeto tem como objetivo avaliar o efeito da amamentação na composição corporal materna e fatores metabólicos de risco cardiovascular, nas participantes da coorte de nascimentos de 1982, Pelotas – RS, Brasil. Para isso, se propõe a realização de três artigos: um de revisão sistemática e dois artigos originais. O artigo de revisão sistemática será sobre os efeitos da amamentação no perfil lipídico materno. O primeiro artigo original irá avaliar o efeito da amamentação no índice de massa corporal e circunferência da cintura maternos, sendo obtidas estimativas brutas e ajustadas através da abordagem Generalized estimating equation (GEE), enquanto o segundo artigo irá estimar o efeito na pressão arterial, perfil lipídico e glicemia maternos utilizando análise de regressão linear bruta e ajustada, e irá avaliar o quanto do efeito da amamentação é mediado pelo índice de massa corporal através do G-computation formula. Fornecendo novas evidências sobre os benefícios do aleitamento materno,que poderão ser utilizadas em campanhas de promoção a amamentação.

Objetivo Geral

Objetivo geral

O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da amamentação na saúde materna, em mulheres com 30 anos, que tiveram filhos e são participantes da coorte de nascimentos de 1982 - Pelotas, RS, Brasil.


Objetivos específicos

 Revisar a literatura a respeito da associação entre amamentação e perfil lipídico materno.
 Avaliar o efeito da duração da amamentação no índice de massa corporal e adiposidade abdominal maternos.
 Avaliar o efeito da duração da amamentação na pressão arterial sistólica e diastólica, colesterol total, triglicerídeos, LDL, HDL e glicemia maternos.
 Avaliar o possível efeito mediador do índice de massa corporal na relação entre amamentação e pressão arterial, perfil lipídico e glicemia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
NATÁLIA PEIXOTO LIMA1021/10/201628/02/2018

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 44.951,00
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)R$ 106.890,50

Página gerada em 28/03/2024 10:47:47 (consulta levou 0.036740s)