Nome do Projeto
Autobiografia e autoficção na literatura brasileira contemporânea: teoria, apropriação e análise
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2017 - 28/02/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Resumo
Este projeto de pesquisa, inserido no projeto Escritas do Eu na literatura contemporânea, busca efetivar uma revisão sobre a teoria dos gêneros autobiográfico e autoficcional no sentido de elencar características afins e não afins entre eles, produzindo textos teóricos sobre o assunto. Além disso, ao analisar obras da literatura brasileira contemporânea concernentes a esses dois gêneros, visa a identificar como a teoria sobre a autoficção, originariamente francesa, revista anteriormente, foi apropriada pelos escritores brasileiros, pois “No Brasil, a discussão teórica em torno da autoficção de alguma forma influencia a própria produção e a recepção de textos” (LUCIANA HIDALGO, 2013, p. 220). Na produção de textos analítico-críticos sobre essas obras literárias, será dado protagonismo à análise das estratégias discursivas que embasam a construção tanto das narrativas quanto das personas dos autores nelas representadas.

Objetivo Geral

Geral
• Visando a um redirecionamento da linha de pesquisa do candidato à bolsa PDS, o objetivo geral deste Plano de Trabalho é desenvolver um estudo sobre duas das principais vertentes das Escritas do Eu na ficção contemporânea brasileira, identificando o surgimento de novas formas de expressão da subjetividade no complexo mundo atual e/ou a renovação de estratégias formais da tradição romanesca moderna. Essas vertentes seriam as narrativas autobiográficas e autoficcionais contemporâneas. Desse modo, contribuir para o crescimento da fortuna crítica das obras literárias contemporâneas selecionadas, ainda incipiente no Brasil.
Específicos
• Realizar uma revisão crítica acerca da teoria sobre autobiografia e autoficção;
• Elaborar um ensaio teórico sobre essas duas formas narrativas de Escritas do Eu;
• Elaborar 2 ensaios analítico-críticos sobre autobiografia e autoficção na literatura contemporânea brasileira (obras pertencentes ao corpus inicial);
• Elaborar um capitulo de livro a ser publicado em fim de 2017, sobre Escritas do Eu na Literatura Contemporânea, organizado pela supervisora.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 25/04/2024 17:16:52 (consulta levou 0.034157s)