Nome do Projeto
ENEMNA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: SERÁ QUE OS ALUNOS ESTÃO SENDO BEM PREPARADOS NO ENSINO MÉDIO?
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
27/11/2016 - 27/11/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Estudo transversal de caráter descritivo.Alunos de escolas publicas do terceiro ano do Ensino Médio da cidade de Jaguarão/RS e seus respectivos professores de Educação Física. Critérios de inclusão: Estar estudando no terceiro ano do Ensino Médio; e/ou ser professor da área de Educação Física das escolas estudadas e que lecionam no terceiro ano do Ensino Médio; estar presente na escola no dia da coleta de dados; aceitar participar voluntariamente do estudo e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ser devidamente assinado, pelos pais e/ou responsáveis dos alunos menores de idade.Serão utilizados dois instrumentos, um direcionado aos professores de EF e o outro para os alunos do terceiro ano do ensino médio que aceitarem participar do estudo. 1)Instrumentos direcionado aos alunos: foi confeccionado um questionário com perguntas do Enem de anos anteriores, de 2009 a 2014 na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias.Do total de 17 questões nos 6 anos de inclusão da EF no Enem, foram selecionadas intencionalmente 12 com o intuito de abranger um pouco de cada tema e não deixando o questionário extremamente longo e exaustivo aos alunos. Além disso, foram acrescentados três questionamentos em relação ao conhecimento ou não dos alunos quanto ao conteúdo de cada questão. 2)Instrumento direcionado aos professores de EF do terceiro ano do ensino médio: de acordo com o interesse da pesquisa foram realizadas questionamentos em relação a metodologia aplicada nas aulas de EF. Os dados serão incluídos em planilha Excel 2007 e os dados serão analisados em valores absolutos (n) e relativos (%).

Objetivo Geral

O presente estudo tem por objetivo avaliar o conhecimento dos alunos do terceiro ano Ensino Médio de escolas publicas da área urbana da cidade de Jaguarão/RS em relação às questões da disciplina da EF. É também foco deste estudo averiguar se os professores estão cientes da necessidade de preparar seus alunos de ensino médio para o exame do Enem, assim como também averiguar quais conteúdos estão ministrando nas aulas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
KELEN MIRAPALHETE MAIER227/11/201627/11/2017

Página gerada em 29/03/2024 10:04:03 (consulta levou 0.050183s)