Nome do Projeto
Barreiras para atividades físicas em idosos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
27/11/2016 - 27/11/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Este estudo se caracteriza como descritivo com um delineamento transversal. A amostra da população será composta por idosos integrantes do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel).Os critérios de inclusão na amostra serão: ter 60 anos ou mais, estar participando de algum projeto do CETRES/UCPel na data da entrevista, estar realizando ou não atividade física, e aceitar participar voluntariamente da amostra. Todos os participantes deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O estudo será realizado em forma de entrevista individual, realizada pelo próprio pesquisador. Os instrumentos do estudo serão divididos em etapas, conforme a seguir: Etapa 1: Ficha sociodemográfica e econômica elaborada e adaptada pelo Grupo de Pesquisa e Estudos Sociológicos em Educação Física e Esporte – GPES/UFPel, Etapa 2: Será aplicado o Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ adaptado para idosos (MAZO et al., 2010) para averiguar o nível de atividade física no domínio: Atividade Física de recreação, esporte, exercício e de lazer, sendo considerado “ativo” o indivíduo que realizar ˂150 minutos de atividade física por semana e “inativo” o indivíduo que realizar ≥150 minutos semanais de atividade física. Etapa 3: Será efetuado o questionário desenvolvido por Santos et al. (2009), onde serão verificadas as condições ou situações que dificultam a prática de atividade física da população estudada. As barreiras serão classificadas em: demográficas e biológicas; psicológicas, cognitivas e emocionais; culturais e sociais e ambientais.. A análise individual de cada barreira será executada de acordo com sua presença ou ausência. O escore é determinado pela soma dos itens assinalados na escala, que pode variar de 12 a 48, indicando menor ou maior quantidade de barreiras.

Objetivo Geral

O objetivo deste artigo é identificar as barreiras para a prática de atividade física em idosos ativos e em idosos inativos participantes de projetos sociais oferecidos por uma universidade na cidade de Pelotas/RS.
Assim como, identificar as principais variáveis que estão presentes nos domínios: demográficos e biológicos; psicológicos, cognitivos e emocionais; culturais e sociais e ambientais que interferem ou não na prática de atividade física dos idosos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUCAS GONÇALVES MEIRELES227/11/201627/11/2017

Página gerada em 27/04/2024 01:19:25 (consulta levou 0.053515s)