Nome do Projeto
O processo de construção da significância no discurso
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/02/2017 - 15/02/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
O presente projeto objetiva propor a análise do processo de construção da significância no discurso. Para tanto, busca amparo na poética de Henri Meschonnic, a qual se configura como uma proposta de translinguística, conforme prevista no final programático do texto "Semiologia da língua", de 1969, de autoria de Émile Benveniste. Meschonnic propõe, dessa forma, que se analise os textos e as obras a partir da relação de indissociabilidade que há entre o som e o sentido. Os aspectos prosódicos e acentuais ganham, pois, relevância na análise da significância dos textos e das obras. O discurso constitui, assim, um sistema de discurso que constrói relações de valores únicas, singulares e irrepetíveis. Tais relações se estabelecem a partir de relações paradigmáticas e sintagmáticas que perpassam todos os níveis da linguagem, o prosódico, o acentual, o morfológico, o sintático. Dessa forma, altera-se o ponto de vista no que concerne à análise do discurso, na medida em que não é mais a soma das partes, a soma das unidades que constitui o todo, mas sim o todo que constrói aquilo que, posteriormente, será atribuído às partes. O discurso passa a ser visto como o lugar por onde a língua brota e nasce. Essa mudança de ponto de vista nos leva à constituição de novos objetos de estudo, dessa forma, consideram-se aspectos como o ritmo, as rimas, os ecos prosódicos, a voz, o silêncio, na construção da significância dos textos e das obras. A análise aqui proposta se enriquece na medida em que o analista debruça-se sobre o texto literário, pois tal texto representa o que há de mais forte e de mais frágil na linguagem e na sociedade, conforme pontua Meschonnic (1989/2006), além disso, conforme Dessons (2006), é nesse texto onde o sujeito se engaja ao máximo na busca do que faz dele um ser de significação.

Objetivo Geral

Retomar, revisar e ampliar as leituras apresentadas na fundamentação teórica e na bibliografia;
Analisar como se dá a construção da significância em textos, especialmente literários, a partir da relação entre som e sentido;
Repensar o processo de leitura a partir desse trabalho de revisão bibliográfica e de análise de textos;
Proporcionar um debate que busque reaproximar as discussões entre os estudos linguísticos e os estudos literários;
Deixar-se interrogar, a partir dos fenômenos observados em textos literários, a fim de buscar ampliar os debates e as reflexões dentro do campo da teoria da linguagem.
A partir das análises realizadas, buscar trazer contribuições ao campo da literatura acerca do fazer poético dos textos e das obras analisados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA ROSA SAAD RIZZO404/10/201715/02/2018
CLÁUDIA CALDEIRA LEITE430/10/201715/02/2018
ISABELLA ORLANDINI SARACCHINI410/10/201703/11/2017
JAQUELINE GARCIA MACHADO424/04/201715/02/2018
JEIVI RIZZO415/02/201716/02/2017
KAREN JESSICA DOS REIS ACOSTA410/10/201715/02/2018
LARISSA D'AVILA BIANCHI415/02/201715/02/2018
MARCIO MEDEIROS SILVEIRA424/04/201730/06/2017
MAURICIO GIORDANO RIBEIRO410/10/201715/02/2018

Página gerada em 30/11/2021 17:59:13 (consulta levou 0.048351s)