Nome do Projeto
O EMPREENDEDORISMO NA AGRICULTURA FAMILIAR: COMPREENDENDO A NATUREZA E A RELEVÂNCIA DAS HABILIDADES EMPREENDEDORAS PARA O SUCESSO DOS NEGÓCIOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
17/02/2017 - 16/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Resumo
Nas últimas décadas agricultores, empreendedores, pesquisadores e governos tem reconhecido a necessidade de se fortalecer a cultura empreendedora no agronegócio. No caso especial da agricultura familiar programas que visam estimular o empreendedorismo não são muito frequentes e, os que existem, objetivam basicamente apoiar financeiramente os empreendedores. Para o desenvolvimento do empreendedorismo na agricultura familiar são necessárias mudanças na qualidade dos processos. Por exemplo melhorias na capacidade de identificar opções, na formalização e implementação dos novos negócios, bem como na gestão dos negócios após serem criados. A ênfase, então, deve ser na capacitação dos agricultores se a meta é desenvolver o empreendedorismo.
Neste projeto o foco será nas habilidades empreendedoras dos agricultores familiares. Mais especificamente, o projeto pretende contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo na agricultura familiar através do desenvolvimento de competências empreendedoras entre os agricultores. O principal objetivo do projeto é: compreender a natureza e a relevância das competências empreendedoras nos negócios agrícolas familiares.
O projeto será realizado no Sul do Brasil, especialmente com agricultores envolvidos nas cadeias do leite, sementes e tabaco. O estudo piloto será com experts, enquanto que o estudo principal será com os agricultores. O estudo principal divide-se em uma parte qualitativa que será desenvolvida com agricultores A parte quantitativa consiste de múltiplos estudos em regiões agrícolas do sul do Brasil. Serão testadas hipóteses relacionadas com as causas e consequências das habilidades empreendedoras nos negócios agrícolas
A parte final do projeto (síntese) consiste em consolidar o aprendizado das duas primeiras partes do projeto. Isto significa elaborar estratégias e ferramentas para estimular o desenvolvimento das habilidades empreendedoras entre os agricultores.
O plano de ação do projeto se extende por quatro anos, sendo o primeiro ano destinado para a realização do estudo piloto e início do estudo principal (parte qualitativa); o segundo e terceiro anos para o término da parte qualitativa e início do survey; e finalmente o quarto ano para o término do survey, para as submissões de papers remanescentes e publicações de livros.
A equipe proponente consiste de 2 professores do Departamento de Ciências Sociais Agrárias da UFPel, e alunos de graduação e mestrado.
Objetivo Geral
Geral: compreender a natureza e a relevância das competências empreendedoras nos negócios agrícolas familiares. De modo a alcançar o objetivo geral do projeto, o estudo divide-se em três partes; cada qual com seus objetivos instrumentais:
1º Parte: Estudo Piloto
• Identificar e analisar as principais tendências do ambiente que influenciam no sucesso dos negócios agrícolas familiares.
• Identificar quais as habilidades empreendedoras estão relacionadas com o sucesso no negócio agrícola.
2º Parte: Estudo Principal.
• Compreender como os agricultores avaliam as habilidades empreendedoras.
• Identificar e analisar como os agricultores explicam o desenvolvimento de habilidades empreendedoras.
• Identificar o que pode ser feito para desenvolver as habilidades empreendedoras.
• Identificar se existe diferença entre as habilidades empreendedoras reportadas por agricultores engajados na produção convencional, em negócios adicionadores de valor e aqueles envolvidos com atividades diversificadas.
3º Parte: Síntese
• Relacionar as explicações apresentadas pelos experts (estudo piloto) com aquelas dos agricultores (estudo principal) e desenvolver ferramentas (boletins, manuais, software, livros) e estratégias para facilitar a emergência das habilidades empreendedoras.
1º Parte: Estudo Piloto
• Identificar e analisar as principais tendências do ambiente que influenciam no sucesso dos negócios agrícolas familiares.
• Identificar quais as habilidades empreendedoras estão relacionadas com o sucesso no negócio agrícola.
2º Parte: Estudo Principal.
• Compreender como os agricultores avaliam as habilidades empreendedoras.
• Identificar e analisar como os agricultores explicam o desenvolvimento de habilidades empreendedoras.
• Identificar o que pode ser feito para desenvolver as habilidades empreendedoras.
• Identificar se existe diferença entre as habilidades empreendedoras reportadas por agricultores engajados na produção convencional, em negócios adicionadores de valor e aqueles envolvidos com atividades diversificadas.
3º Parte: Síntese
• Relacionar as explicações apresentadas pelos experts (estudo piloto) com aquelas dos agricultores (estudo principal) e desenvolver ferramentas (boletins, manuais, software, livros) e estratégias para facilitar a emergência das habilidades empreendedoras.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE GONÇALVES LOPES | 2 | 17/02/2017 | 16/02/2021 |
ALINE GONÇALVES LOPES | 12 | 01/08/2017 | 31/07/2018 |
CECILIA SILVEIRA DACHERY | 12 | 01/08/2018 | 31/07/2019 |
CLEOTAVIO SOUZA DA SILVA DIAS | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2020 |
DECIO SOUZA COTRIM | 3 | 17/02/2017 | 16/02/2021 |
HARRISON BATISTA DE OLIVEIRA | 12 | 01/08/2017 | 31/07/2018 |
IVANELI SCHREINERT DOS SANTOS | 3 | 17/02/2017 | 16/02/2021 |
MARINA OLIVEIRA DANELUZ | 20 | 17/02/2017 | 16/02/2021 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) | R$ 15.600,00 | |
CNPq | R$ 4.500,00 |