Nome do Projeto
A Violência Discursiva contra a Mulher na Mídia Social
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Resumo
Este projeto busca explorar de modo mais focado um tipo específico de discurso, aquele de gênero. De modo especial, buscamos explorar os discursos que são imputados às mulheres, através da construção e popularização de estereótipos compreendidos aqui como violência simbólica. A proposta trabalhará com amplo foco empírico, através da coleta e análise de falas públicas do Twitter, sua análise e mapeamento desses discursos através de análise de contingência e análise de redes sociais. Buscamos, através deste foco, o monitoramento da ferramenta como um espaço público onde discursos são constituídos e amplificados e que representam também idéias presentes na sociedade. Através do uso de equipamentos já disponíveis no grupo de pesquisa (como servidor e ferramentas de coleta automática de tweets através da API da ferramenta), buscamos assim mapear esses discursos e compreender sua evolução nos espaços da sociedade de modo quanti-qualitativo.
Objetivo Geral
Objetivo Geral: Analisar quais os modos de violência discursiva podem ser relacionados às mulheres na mídia social e compreender os efeitos desses discurso nas redes sociais.
Objetivos Específicos:
- Analisar e tipificar as formas discursivas de violência simbólica de gênero na mídia social;
- Analisar a propagação de estereótipos relacionados às mulheres e ao feminino na mídia social;
- Analisar os efeitos desses discursos nas redes sociais;
- Aperfeiçoar a proposta metodológica de análise de dados semânticos em mídia social.
Objetivos Específicos:
- Analisar e tipificar as formas discursivas de violência simbólica de gênero na mídia social;
- Analisar a propagação de estereótipos relacionados às mulheres e ao feminino na mídia social;
- Analisar os efeitos desses discursos nas redes sociais;
- Aperfeiçoar a proposta metodológica de análise de dados semânticos em mídia social.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CALVIN DA SILVA COUSIN | 5 | 06/02/2017 | 31/12/2018 |
CLARA CELINA RIBEIRO DA ROSA | 5 | 06/02/2017 | 31/12/2018 |
MICAEL MACHADO DA SILVA | 12 | 01/08/2018 | 31/12/2018 |
MICAEL MACHADO DA SILVA | 12 | 01/08/2017 | 31/07/2018 |
Milena Schivittez Pedroso | 12 | 01/08/2018 | 31/12/2018 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq | R$ 41.000,00 |