Nome do Projeto
Suplementação de vitaminas e sais de ferro na gestação: associação com diabetes gestacional
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/02/2017 - 28/02/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
As diretrizes atuais recomendam que todas as mulheres utilizem sais de ferro profilático ou terapeuticamente durante a gestação. Mas, apesar dos benefícios dessa prática para os resultados hematológicos das gestantes, alguns estudos têm reconhecido que o uso de ferro em mulheres não-anêmicas, com níveis normais de hemoglobina no início da gestação, pode trazer efeitos adversos, como maior risco de desenvolver diabetes gestacional. Portanto, faz-se necessário o entendimento dessa relação causal para gerar evidências que permitam decidir entre a suplementação de rotina a todas as grávidas independentemente das suas reservas de ferro ou suplementação individualizada onde os suplementos de ferro são fornecidos apenas às mulheres em risco de deficiência de ferro. O estudo da associação entre o uso de sais de ferro e o desenvolvimento de diabetes gestacional ainda é recente na literatura e a heterogeneidade dos achados não permite uma conclusão sobre a relação entre as variáveis. Novos estudos são necessários para confirmar a possível relação causal do excesso de ferro, níveis de hemoglobina e o desenvolvimento da DMG. Há ainda poucos estudos caracterizando o uso das vitaminas no período pré-natal e a maioria descreve apenas o uso de sais de ferro ou ácido fólico e não as caracteriza por trimestre de gestacão. Além disso, um estudo de coorte, de base populacional, com todos os nascimentos que ocorreram durante um ano em uma cidade de porte médio, fornecerá uma boa estimativa da prevalência de uso e das características das vitaminas e sais de ferro utilizados pelas gestantes, o que permitirá avaliar se há desigualdades quanto ao uso de sais de ferro, sugerindo, se pertinente, a implementação de estratégias que minimizem essa diferença.

Objetivo Geral

Objetivo geral: Avaliar a associação entre o uso de sais de ferro em gestantes, os níveis de hemoglobina e o desenvolvimento de DMG e descrever a frequência de uso das vitaminas e sais de ferro na gestação.

Objetivos específicos: Caracterizar o uso das vitaminas e sais de ferro de acordo com o trimestre da gestação; Determinar a prevalência de uso de vitaminas e sais de ferro durante a gestação; Verificar se há desigualdade quanto ao uso de sais de ferro conforme estratificação por nível socioeconômico durante a gestação e até o terceiro mês pós-parto; Verificar se há diferença no risco de DMG entre gestantes que utilizam sais de ferro profilático; Verificar se a gestante não anêmica e com diabetes gestacional usou suplemento de ferro por mais tempo (trimestres) em relação à não diabética; Verificar se o uso de sais de ferro profilático e a incidência de DMG é modificada pela presença dos fatores de risco já conhecidos para DMG; Revisar a literatura existente sobre a relação dos níveis elevados de hemoglobina e ferritina sérica com o desenvolvimento de diabetes gestacional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARYSABEL PINTO TELIS SILVEIRA115/02/201728/02/2019
VANESSA IRIBARREM AVENA MIRANDA415/02/201728/02/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Wellcome Trust FoundationR$ 7.298.548,97

Página gerada em 20/01/2021 17:24:32 (consulta levou 0.076811s)