Nome do Projeto
Desenvolvimento de Algoritmos para a Detecção de Oclusão do Escoamento de Líquidos em Bombas de Infusão através de Sensores Ópticos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/04/2017 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistema de Computação
Resumo
O presente projeto tem o objetivo de investigar e desenvolver algoritmos para a detecção de oclusão do escoamento de líquidos em bombas de infusão, equipamentos eletro-médicos de grande relevância para o suporte a vida em UTIs e salas cirúrgicas. A ideia principal a ser investigada é desenvolver um sistema de medição de pressão para detecção de oclusão sem o efeito de carregamento entre os estágios do transdutor sensor e a primeira hipótese a ser avaliada é a da utilização da reflexão/retroespalhamento da luz como sinal de leitura da pressão. A aplicação de sensores ópticos na leitura de pressão é uma proposta inovadora, pois permite a leitura de pressão de forma não invasiva, já que não é necessária a adição de elementos mecânicos com molas ou membranas com o elemento transdutor. Portanto essa inovação tem potencial para trazer um melhor desempenho nas bombas de infusão, ampliando sua eficiência e eficácia na administração de medicamentos. Assim, a contribuição esperada é gerar resultados capazes de ultrapassar os requisitos normativos vigentes para os critérios de conformidade exigidos na certificação das bombas de infusão, criando um novo patamar de qualidade para estes equipamentos.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de um novo sistema de medição de pressão com base em sensor óptico com viabilidade técnica validada por algoritmo na detecção de oclusão em bombas de infusão. Este sistema deverá utilizar dispositivos ópticos que não adicionam efeito de carregamento, etapa mecânica que consome parte da energia responsável pelos erros de medição, e deve atender as normativas técnicas. Assim, espera-se que seja possível gerar uma solução mais eficiente do que a do estado da arte, oportunizando uma ampliação da qualidade das bombas de infusão atualmente disponíveis no mercado.
Outro objetivo deste projeto é contribuir para a evolução da normatização dos requisitos das bombas de infusão. As bombas de infusão são submetidas a um conjunto de normativas que exigem requisitos técnicos e somente com todo o atendimento normativo esses equipamentos podem ser comercializados. As normas são uma barreira técnica e comercial, pois as bombas de infusão são submetidas periodicamente a revisões normativas de acordo com os avanços da tecnologia e com as necessidades de melhorias indicadas pelos profissionais da área, com a análise dos fabricantes. Uma característica importante dessa revisão normativa é a determinação de parâmetros mínimos que esses equipamentos têm que atender e, caso não consigam atender as novas exigências, os fabricantes ficam proibidos de comercializar e vender suas bombas de infusão. Desta forma, a academia e a indústria investem em PD&I buscando inovações que tragam aplicações com viabilidade técnica nesta área, fazendo avançar o estado da arte e os requisitos normativos para as bombas de infusão. As inovações geradas pela pesquisa e que possuam viabilidade comercial são avaliados pelos comitês normativos e podem ser aderidos ao estado da técnica. É o que se espera através deste projeto, por exemplo com uma padronização do tempo de detecção da oclusão, que ainda não existe nos requisitos atuais. Essa padronização poderá trazer uma melhor qualidade nos tratamentos de terapias invasivas e o aumento do conforto no ambiente hospitalar, além de contribuir economicamente para uma região industrial que possuir essa tecnologia embarcada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADENAUER CORREA YAMIM203/04/201702/04/2019
FABRÍCIO NEITZKE FERREIRA2003/04/201702/04/2019
MARÍLIA PIT DOS SANTOS1201/08/201731/07/2018

Página gerada em 19/04/2024 01:33:03 (consulta levou 2.862138s)