Nome do Projeto
Ações intersetoriais realizadas na visão da equipe de saúde e dos idosos na promoção da saúde para o envelhecimento do idoso rural
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/03/2017 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem
Resumo
O presente projeto tem como objetivo trabalhar com idosos residentes na zona rural e com a equipe de saúde que atua na Estratégia Saúde da Família do mesmo local, pois torna-se relevante estimular o olhar dos profissionais no sentido de encorajar as potencialidades de saúde dos indivíduos e grupos, não se limitando aos tratamentos das patologias e intercorrências, mas sim expandir planos terapêuticos que reconheçam a qualidade de vida como meta de saúde a ser alcançada. O projeto ainda relaciona-se com a possibilidade de auxiliar na dinâmica da promoção de saúde, criando um espaço de diálogo para os idosos e a equipe de saúde, promovendo a participação popular nas decisões e para que as mesmas atendam as necessidades dos idosos de forma integral, sendo articuladas de forma intersetorial. O projeto ainda possibilitará a criação de espaços de aproximação com o pensamento e obra de Paulo Freire que servirá de instrumento para a equipe saúde da família para a constante construção de promoção da saúde. O projeto ainda irá promover o empoderamento e estimulo à autonomia dos idosos cadastrados nesta ESF para serem coparticipantes da construção social da saúde. Sendo a maioria dos projetos voltados para a zona urbana o diferencial do atual projeto é o fato de ser desenvolvido na zona rural, pois sabe-se da necessidade de um olhar mais atento à essa população visto a lacuna existente no campo do saber nessa parcela populacional. Além disso, o projeto ainda possibilitará a consolidação e qualificação dos conhecimentos na linha de pesquisa de atuação proporcionando subsídios para a atuação dos profissionais de saúde na rede de atenção a saúde da família de pessoas idosas residentes na zona rural. Também, pretende-se ampliar a literatura acerca desta temática, com olhar qualificado para pesquisas qualitativas reforçando o conhecimento com referencial metodológico de Paulo Freire nos cursos de graduação e pós-graduação dos profissionais de saúde, de modo que o enfermeiro, junto com a equipe interdisciplinar consiga desenvolver estratégias, visando promoção da saúde.

Objetivo Geral

Compreender como os idosos rurais promovem sua autonomia no envelhecimento saudável e ativo
Compreender a percepção dos profissionais acerca da promoção de saúde no processo de envelhecimento no contexto da Atenção Primaria de uma zona rural.
Compreender a percepção dos idosos acerca da promoção de saúde no processo de envelhecimento no contexto da Atenção Primaria de uma zona rural.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA DUARTE FLORES1201/08/201731/07/2018
ANDRESSA HOFFMANN PINTO415/03/201715/12/2019
CARLA WEBER PETERS415/03/201715/12/2019
DENISE SOMAVILA PRZYLYNSKI CASTRO415/03/201715/12/2019

Página gerada em 28/04/2024 23:01:31 (consulta levou 0.035904s)