Nome do Projeto
A produção de subjetividade em Félix Guattari: experiências com arte, ecologia e saúde
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
11/05/2017 - 10/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
O principal objetivo deste projeto é investigar a produção de subjetividade a partir de experiências artísticas e pedagógicas que envolvam arte, ecologia e saúde. Neste contexto, como se processam subjetividades capazes de promover valores ético-estéticos como cuidado, solidariedade e alteridade? Para a fundamentação teórica serão utilizados autores como: Nicolas Bourriaud, Félix Guattari, Gregório Baremblitt, René Lourau, Albert Schweitzer, Krishnamurti, Francesco Careri, Anne Cauquelin, Phillippe Dubois, Gilles Deleuze, entre outros. A partir da Análise Institucional (BAREMBLITT, 2002; LOURAU, 2014) serão trabalhados o campo de análise (diferentes referenciais históricos e conceituais) e o de intervenção (saídas de campo, ações envolvendo distintos grupos e processos artísticos), agenciando processos de autoanálise e autogestão para a produção dos dados de pesquisa. O resultado esperado é a verificação de qual a capacidade que a articulação entre arte, ecologia e saúde tem de engendrar valores ético-estéticos por meio de processos artísticos e pedagógicos.
Palavras-chave: arte, ecologia, saúde, Félix Guattari, produção de subjetividade.
Objetivo Geral
O objetivo principal deste projeto é investigar a produção de subjetividade (GUATTARI) a partir de experiências artísticas e pedagógicas que envolvam arte, ecologia e saúde. Neste contexto, como se processam subjetividades capazes de promover valores ético-estéticos como cuidado, solidariedade e alteridade?
Para isso os objetivos específicos serão: conhecer artistas e propostas pedagógicas e artísticas articuladas com ecologia e saúde. Identificar propostas que visem à integração do humano com o meio ambiente e demais espécies de vida de modo rizomático. Serão analisados:
- diferentes textos escritos por Guattari acerca do tema;
- entrevistas, em vídeo, com Guattari;
- obras dos autores Nicolas Bourriaud;
- conceitos como o coeficiente de transversalidade (Guattari) e sua relação com a produção de subjetividade;
- o potencial dos conceitos “devir-animal” e “devir não-humano” em produções artísticas e pedagógicas;
- filmes, obras audiovisuais, instalações, performances, fotografias e experiências pedagógicas envolvendo arte, ecologia e saúde. Exemplos: trabalho de Nise da Silveira e Lygia Clark com saúde mental; projeto “Lixo extraordinário” de Vik Muniz (2011) e o “Sal da Terra” sobre Sebastião Salgado (2014); entrevista com Xamã Alberto Zapican realizada por Alfredo Martin e Cláudio Azevedo em 2013; entrevista de Guattari concedida a um programa da televisão francesa em 1991, o “Grandes entrevistas”. A entrevista se encontra, na integra, disponível no site do PPGEA e do LAPEA;
- dados de pesquisas no âmbito da graduação em Artes Visuais e dos mestrados em Artes Visuais da UFPel e Educação da FURG;
- dispositivos (DELEUZE, 1996) ecosóficos (GUATTARI, 1993) para o ensino e a produção de arte. Os mesmos serão desenvolvidos através do Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde (CNPq/UFPel) e inspirados no GIA (Grupo de interferência ambiental) da Bahia que realiza um trabalho artístico/político/poético;
- a promoção de valores como solidariedade, cuidado, respeito e alteridade através de tais dispositivos;
- estabelecer articulação entre as atividades de ensino e extensão com a pesquisa.
Para isso os objetivos específicos serão: conhecer artistas e propostas pedagógicas e artísticas articuladas com ecologia e saúde. Identificar propostas que visem à integração do humano com o meio ambiente e demais espécies de vida de modo rizomático. Serão analisados:
- diferentes textos escritos por Guattari acerca do tema;
- entrevistas, em vídeo, com Guattari;
- obras dos autores Nicolas Bourriaud;
- conceitos como o coeficiente de transversalidade (Guattari) e sua relação com a produção de subjetividade;
- o potencial dos conceitos “devir-animal” e “devir não-humano” em produções artísticas e pedagógicas;
- filmes, obras audiovisuais, instalações, performances, fotografias e experiências pedagógicas envolvendo arte, ecologia e saúde. Exemplos: trabalho de Nise da Silveira e Lygia Clark com saúde mental; projeto “Lixo extraordinário” de Vik Muniz (2011) e o “Sal da Terra” sobre Sebastião Salgado (2014); entrevista com Xamã Alberto Zapican realizada por Alfredo Martin e Cláudio Azevedo em 2013; entrevista de Guattari concedida a um programa da televisão francesa em 1991, o “Grandes entrevistas”. A entrevista se encontra, na integra, disponível no site do PPGEA e do LAPEA;
- dados de pesquisas no âmbito da graduação em Artes Visuais e dos mestrados em Artes Visuais da UFPel e Educação da FURG;
- dispositivos (DELEUZE, 1996) ecosóficos (GUATTARI, 1993) para o ensino e a produção de arte. Os mesmos serão desenvolvidos através do Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde (CNPq/UFPel) e inspirados no GIA (Grupo de interferência ambiental) da Bahia que realiza um trabalho artístico/político/poético;
- a promoção de valores como solidariedade, cuidado, respeito e alteridade através de tais dispositivos;
- estabelecer articulação entre as atividades de ensino e extensão com a pesquisa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DANIEL RODRIGUES MOURA | 4 | 10/05/2018 | 30/08/2019 |
FABRÍCIO SIMÕES MACHADO | 4 | 10/05/2018 | 30/08/2019 |
JAISON COUTO DE SOUZA | 4 | 10/05/2018 | 30/08/2019 |
JOSIANE DUARTE DOS SANTOS CRIZÉL | 2 | 11/05/2017 | 10/04/2020 |
JÉSSICA THAÍS DEMARCHI | 4 | 11/05/2017 | 27/04/2018 |
KATHLEEN OLIVEIRA DE AVILA | 4 | 11/05/2017 | 09/03/2018 |
LUCAS MACHADO CAMPOS | 4 | 11/05/2017 | 09/03/2018 |
LUCIANO SOARES LIMA | 2 | 11/05/2017 | 30/03/2018 |
MAIRIN JORDANE RUTZ | 12 | 01/08/2018 | 28/02/2019 |
MAIRIN JORDANE RUTZ | 4 | 10/05/2018 | 31/07/2018 |
RENAN HUMBERTO LUNARDELLO FONSECA | 4 | 11/05/2017 | 29/06/2018 |
TATIANA DA SILVA PUREZA | 12 | 01/08/2018 | 30/04/2019 |