Nome do Projeto
(Des)autoria, design e arte
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 21/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Desenho
Resumo
O projeto de pesquisa “(Des)autoria, design e arte” aprofunda discussões conceituais cujos resultados são importantes para se pensar e projetar um design menos focado em prestação de serviços e mais ligado às possibilidades expressivas e autorais. A teoria, aqui, coexiste com uma prática que busca proporcionar a projetação de objetos gráficos autoiniciados. Inserida na grande área do Design que muitas vezes tem privilegiado apenas a objetividade e a neutralidade, a pesquisa “(Des)autoria, design e arte” busca repensar, de modo mais reflexivo, a já perene estrutura conceitual problema/solução e, ao mesmo tempo, pretende estimular a capacidade empreendedora dos seus participantes.
Objetivo Geral
Geral: Proporcionar conhecimento teórico e prático acerca de design autoral que possibilite a projetação de objetos autoiniciados.
Específicos:
1ª etapa: a) problematizar teoricamente o Design Autoral nos Estados Unidos, Inglaterra, França e no Brasil e b) gerar alternativas projetuais para a criação de objetos de autor.
2ª etapa: a) desenvolver o projeto de uma destas alternativas que questione a neutralidade presente na estrutura conceitual problema/solução, a partir da metodologia projetual em design e b) especificar e produzir a alternativa escolhida, isto é, o objeto de design.
3ª etapa: a) expor e avaliar o objeto de design em relação ao mercado; b) estimular a capacidade empreendedora dos seus participantes e c) descrever o processo de design em forma de artigo científico.
Específicos:
1ª etapa: a) problematizar teoricamente o Design Autoral nos Estados Unidos, Inglaterra, França e no Brasil e b) gerar alternativas projetuais para a criação de objetos de autor.
2ª etapa: a) desenvolver o projeto de uma destas alternativas que questione a neutralidade presente na estrutura conceitual problema/solução, a partir da metodologia projetual em design e b) especificar e produzir a alternativa escolhida, isto é, o objeto de design.
3ª etapa: a) expor e avaliar o objeto de design em relação ao mercado; b) estimular a capacidade empreendedora dos seus participantes e c) descrever o processo de design em forma de artigo científico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA MACHADO KUSMA | 1 | 01/08/2017 | 21/12/2018 |
EMERSON FERREIRA DA SILVA | 1 | 23/03/2016 | 28/02/2017 |
IVANA FARIAS FERNANDES | 1 | 01/03/2017 | 31/07/2017 |
JORDAN ÁVILA MARTINS | 1 | 01/06/2015 | 28/02/2017 |
JOSÉ PAULO PORTELA ALVES | 1 | 29/09/2015 | 28/02/2017 |
JULIA CASTILHO TERRA | 1 | 01/06/2015 | 28/02/2017 |
KAUÊ DE CARVALHO XAVIER | 12 | 01/08/2015 | 31/07/2016 |
PAULA WEBER | 1 | 01/06/2015 | 28/02/2017 |
RENAN HUMBERTO LUNARDELLO FONSECA | 1 | 01/06/2015 | 28/02/2017 |
ROBERTA COELHO BARROS | 2 | 01/06/2015 | 28/02/2017 |
TATIANE JUNG | 1 | 01/08/2017 | 21/12/2018 |