Nome do Projeto
Diversidade de “fungus gnats” nas principais regiões produtoras de tabaco e morangueiro do Brasil, e prospecção de ácaros predadores com potencial de controle
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/04/2017 - 01/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Resumo
O Brasil responde pela alimentação de inúmeras pessoas, com uma das maiores taxas de produtividade do mundo, sendo que dentre as grandes culturas, o cultivo de tabaco encontra-se 11º lugar. Contudo quando se fala em pequenas culturas e mais especificamente de pequenos frutos, o cultivo de morango ganha destaque, por ser a espécie de maior expressão econômica entre as pequenas frutas. Durante a produção de mudas de tabaco, assim como na produção de morango em sistema com substrato, diversos patógenos interferem no desenvolvimento das plantas, onde larvas de fungus gnats, por exemplo, causam prejuízos diretos e indiretos. O objetivo deste trabalho será identificar as espécies de fungus gnats na produção de tabaco e morango, e manejar as mesmas com ácaros predadores como agente de controle na cultura do morangueiro na região de Pelotas. Inicialmente será realizada a coleta de materiais em diferentes regiões do país que produzem morango e tabaco para posterior identificação, que será realizada com base em materiais bibliográficos nacionais e internacionais. Com base nestes resultados a(s) espécie(s) mais encontrada(s) em cultivos de morango será(ão) estudadas quanto à severidade de ataque para calcular possíveis estimativas de nível de dano econômico da cultura do morangueiro. Na sequência trabalhos para avaliar a eficiência de ácaros predadores como agentes de controle biológico serão conduzidos visando indicar também a época bem como a quantidade de ácaros a serem liberados de forma que o controle biológico de fungus gnats com o uso de ácaros predadores seja viável ao consumidor.

Objetivo Geral

Geral
Identificar as espécies de fungus gnats na produção de tabaco e morango, manejar as espécies mais abundantes com ácaros predadores como a espécie comercial, Stratiolaelaps scimitus, na cultura do morangueiro na região de Pelotas.

Específicos
Coletar e identificar as espécies de fungus gnats capturadas na cultura do tabaco e do morangueiro em diferentes regiões produtoras do Brasil.
Avaliar a ação de agrotóxicos utilizados no manejo da cultura do morangueiro sobre o Stratiolaelaps scimitus.
Estabelecer uma relação entre a densidade de fungus gnats predominante na cultura do morangueiro com os danos causados na produção, para estimar o nível de dano econômico.
Definir a densidade e o momento correto para liberação de S. scimitus em cultivos de morango.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE DA FONSECA DUARTE3001/04/201701/04/2020
BRUNO ZÔRZO1001/04/201701/04/2020
JOÃO PEDRO ROBE FAGUNDES1001/04/201701/04/2020
LUCAS RAPHAEL DA SILVA1201/08/201831/07/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 105.600,00

Página gerada em 18/04/2024 18:37:19 (consulta levou 0.043575s)