Nome do Projeto
Mídia e Representação Feminina- Discurso midiático, gênero, cultura, consumo e comportamento
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 31/08/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Resumo
Em cada século, a História das mulheres passaram por muitas transformações. É possível compreender os papéis e funções sociais desempenhados por elas em diversos contextos. Criou-se uma história feminista, posteriormente do feminino e, ainda, uma história a partir das relações de gênero. Nos últimos anos, os estudos sobre o gênero feminino conquistaram espaços nos currículos de universidades, nas editoras, na sociedade e, principalmente na mídia.
De acordo com essa visão, estabeleceram-se diferentes concepções para a pesquisa a respeito do universo feminino ao longo da história, o qual apresenta configurações diversificadas, conforme os conceitos vigentes em cada período. Nessa perspectiva, os padrões da sociedade tradicional percebiam a mulher como mãe, educadora, dona de casa, enquanto ao homem cabia o papel de pai, chefe de família, responsável pelo sustento da casa. Consequentemente, o desempenho da mulher era desvalorizado e desqualificante.
Tais caracterizações são evidenciadas nas pesquisas acadêmicas. Entretanto, paulatinamente, em decorrência dos movimentos feministas as lutas pela emancipação e libertação feminina começaram a ser traços peculiares de uma nova mulher. Sob esse prisma, adaptando-se às dinâmicas de expansão e evolução social, a mídia passa a divulgar outros padrões de comportamento, por meio de veículos e programas especialmente destinados à formação de um perfil feminino diferenciado. (WOLF, 1992).
Logo, esse assunto é pertinente, já que, apesar do significativo avanço da mulher no mundo, explicitado pela luta em conquistar espaços e oportunidades de trabalho, os esforços ainda não foram suficientes para superar as desigualdades e a opressão das mulheres, construídas historicamente.
Nesse contexto, vivemos num mundo, permeado por processos midiáticos. No século XXI, ainda existem elevados índices de mulheres que adotam e aplicam, no cotidiano, as normas e regras veiculadas pelas mídias, sobretudo, a publicidade, que explora os atributos femininos e tenta convencer seu público-alvo a modificar suas atitudes e, principalmente, orientar seus hábitos de consumo de acordo com as mensagens que as marcas comerciais em evidência difundem.
Na esfera da mídia, sobressaem-se a produção audiovisual e o número de peças publicitárias. Na mesma proporção, as mensagens comerciais vão interagindo com os meios audiovisuais e os consumidores. Consequentemente, os receptores começam a vivenciar a experiência de inter-relacionar programas televisivo
Objetivo Geral
Identificar o discurso midiático na representação da mulher;
-Examinar como a mídia explora a imagem da mulher, a fim de ativar, na sociedade, um crescente desejo de bens de consumo;
-Pesquisar na literatura os estudos sobre mídia e gênero;
- Mapear as formas de feminilidade, reforçadas, imaginadas, polemizadas no discurso midiático;
- Desvelar como a mídia divulga outros padrões de comportamento, em veículos e programas especialmente destiniados à formação de um perfil feminino diferenciado;
-Investigar à opinião do público feminino, no universo acadêmico, sobre o discurso da mídia na construção e disseminação de representações sociais sobre as questões de gênero;
-Descobrir como a mídia dissemina a relação do consumo com valores e estilos de vida;
-Analisar a representação da mulher na imprensa feminina;
-Analisar como a comunicação propaga as formas de convivência grupais que vão ser responsáveis pelo mercado e pela divulgação da demanda coletiva.
-Examinar como a mídia explora a imagem da mulher, a fim de ativar, na sociedade, um crescente desejo de bens de consumo;
-Pesquisar na literatura os estudos sobre mídia e gênero;
- Mapear as formas de feminilidade, reforçadas, imaginadas, polemizadas no discurso midiático;
- Desvelar como a mídia divulga outros padrões de comportamento, em veículos e programas especialmente destiniados à formação de um perfil feminino diferenciado;
-Investigar à opinião do público feminino, no universo acadêmico, sobre o discurso da mídia na construção e disseminação de representações sociais sobre as questões de gênero;
-Descobrir como a mídia dissemina a relação do consumo com valores e estilos de vida;
-Analisar a representação da mulher na imprensa feminina;
-Analisar como a comunicação propaga as formas de convivência grupais que vão ser responsáveis pelo mercado e pela divulgação da demanda coletiva.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALÉXIA ALESSANDRA TAVARES DA COSTA | 2 | 01/08/2017 | 31/12/2017 |
CAMILA DUARTE PORTO | 2 | 04/07/2016 | 28/04/2017 |
CAMILA SARAIVA MASCARENHAS | 2 | 01/08/2017 | 31/08/2018 |
CLAUDINE SUELLEN ZINGLER | 2 | 01/08/2017 | 01/08/2018 |
GABRIELA SCHANDER BRAGA | 2 | 01/08/2017 | 31/12/2017 |
GABRIELA SCHMALFUSS BORGES | 2 | 01/08/2017 | 31/12/2017 |
HELENA MENDONÇA COSTA | 2 | 04/07/2016 | 28/04/2017 |
ISABELLE BRANCÃO CHAVES | 4 | 01/08/2017 | 31/08/2018 |
JULIANA ESCOUTO DOS SANTOS | 2 | 04/07/2016 | 28/04/2017 |
JÚLIA MELLO DOS SANTOS | 2 | 01/08/2017 | 31/08/2018 |
KAREN COSTA KRÜGER | 4 | 01/08/2017 | 31/08/2018 |
KAREN COSTA KRÜGER | 12 | 01/08/2017 | 30/09/2017 |
LARISSA PATINES DE MEDEIROS | 2 | 04/07/2016 | 31/07/2017 |
MAIARA DOS SANTOS MARINHO | 2 | 04/07/2016 | 31/07/2017 |
MARIANA DOS SANTOS HALLAL DA SILVA | 4 | 01/08/2017 | 21/08/2018 |
MARINA GRILLO PEREIRA AMARAL | 4 | 01/08/2017 | 31/08/2018 |
MARINA GRILLO PEREIRA AMARAL | 12 | 01/10/2017 | 31/07/2018 |
MARINA PINTO TOMAZ | 4 | 01/08/2017 | 31/08/2018 |
RAFAELA COELHO DA ROSA | 2 | 07/05/2018 | 31/08/2018 |
SARA CARULINA SILVA DA ROSA | 2 | 07/05/2018 | 31/08/2018 |
VITÓRIA LEITZKE FONSECA | 4 | 01/08/2017 | 31/08/2018 |