Nome do Projeto
Memórias do gênero feminino através do design gráfico dos reclames do Almanach de Pelotas (1913 – 1935)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
08/08/2017 - 08/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Programação Visual
Resumo
A premissa inicial desta pesquisa é a de que o design é uma atividade que faz parte do dia a dia das pessoas, configurando-se como uma importante manifestação da cultura que reflete o seu contexto. A partir deste ponto de vista, tem-se como foco de investigação o design gráfico dos reclames do Almanach de Pelotas, veiculado na sulina cidade do Rio Grande do Sul entre os anos de 1913 a 1935. Nos anúncios do periódico em questão, percebeu-se a utilização de discursos que promulgavam o papel da mulher naquele período e, para tanto, os mesmos foram tomados como suportes memoriais – elementos da cultura material que funcionam como sociotransmissores – capazes de trazer a tona memórias acerca do gênero feminino na Pelotas do início do século XX.

Objetivo Geral

O objetivo geral desta proposta é analisar, através dos reclames do Almanach de Pelotas, o gênero feminino, tanto através do tipo de produto anunciado a elas quanto através das manifestações gráficas direcionadas a este público.
Já como objetivos específicos apresentam-se:
• Fazer a revisão bibliográfica de autores – para ampliar o repertório que se possui – que abordem os temas: design como cultura, memória, identidade, gênero feminino e bibliografias que tratem dos contextos e da história da cidade no período da análise;
• Analisar todos os anúncios do Almanach de Pelotas com enfoque no gênero feminino;
• Desenvolver um método de pesquisa para o estudo destas manifestações gráficas relacionadas ao gênero feminino;
• Analisar se estes produtos gráficos, através de seus elementos visuais, identificam um contexto temporal e a identidade do gênero feminino;
• Compreender a relação do contexto com a produção dos elementos visuais que compunham os reclames;
• Identificar a relação entre os recursos visuais, a metodologia e a tecnologia utilizada na produção dos produtos gráficos;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE FARIAS FERREIRA1201/08/201531/07/2016
CAROLINE FARIAS FERREIRA1201/10/201331/07/2014
CORINA MINSKY OLIVEIRA1201/08/201728/02/2018
CORINA MINSKY OLIVEIRA1201/01/201731/07/2017
CORINA MINSKY OLIVEIRA1201/08/201631/12/2016
FABIANE RODRIGUES CASTRO1201/03/201831/07/2018
FRANCISCA FERREIRA MICHELON117/09/201318/09/2017
KAUÊ DE CARVALHO XAVIER1201/08/201631/07/2017
NÁTHALY DE BARROS BORGES2001/08/202031/07/2021
RAFAELA MEDEIROS COUTO2001/09/202031/07/2021
ROBERTA COELHO BARROS108/08/201708/08/2021
WELEN MENDES ALMEIDA2001/08/202131/08/2021

Página gerada em 22/12/2024 01:15:19 (atualização a cada 5 minutos)