Nome do Projeto
Memórias do gênero feminino através do design gráfico dos reclames do Almanach de Pelotas (1913 – 1935)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
08/08/2017 - 08/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Programação Visual
Resumo
A premissa inicial desta pesquisa é a de que o design é uma atividade que faz parte do dia a dia das pessoas, configurando-se como uma importante manifestação da cultura que reflete o seu contexto. A partir deste ponto de vista, tem-se como foco de investigação o design gráfico dos reclames do Almanach de Pelotas, veiculado na sulina cidade do Rio Grande do Sul entre os anos de 1913 a 1935. Nos anúncios do periódico em questão, percebeu-se a utilização de discursos que promulgavam o papel da mulher naquele período e, para tanto, os mesmos foram tomados como suportes memoriais – elementos da cultura material que funcionam como sociotransmissores – capazes de trazer a tona memórias acerca do gênero feminino na Pelotas do início do século XX.
Objetivo Geral
O objetivo geral desta proposta é analisar, através dos reclames do Almanach de Pelotas, o gênero feminino, tanto através do tipo de produto anunciado a elas quanto através das manifestações gráficas direcionadas a este público.
Já como objetivos específicos apresentam-se:
• Fazer a revisão bibliográfica de autores – para ampliar o repertório que se possui – que abordem os temas: design como cultura, memória, identidade, gênero feminino e bibliografias que tratem dos contextos e da história da cidade no período da análise;
• Analisar todos os anúncios do Almanach de Pelotas com enfoque no gênero feminino;
• Desenvolver um método de pesquisa para o estudo destas manifestações gráficas relacionadas ao gênero feminino;
• Analisar se estes produtos gráficos, através de seus elementos visuais, identificam um contexto temporal e a identidade do gênero feminino;
• Compreender a relação do contexto com a produção dos elementos visuais que compunham os reclames;
• Identificar a relação entre os recursos visuais, a metodologia e a tecnologia utilizada na produção dos produtos gráficos;
Já como objetivos específicos apresentam-se:
• Fazer a revisão bibliográfica de autores – para ampliar o repertório que se possui – que abordem os temas: design como cultura, memória, identidade, gênero feminino e bibliografias que tratem dos contextos e da história da cidade no período da análise;
• Analisar todos os anúncios do Almanach de Pelotas com enfoque no gênero feminino;
• Desenvolver um método de pesquisa para o estudo destas manifestações gráficas relacionadas ao gênero feminino;
• Analisar se estes produtos gráficos, através de seus elementos visuais, identificam um contexto temporal e a identidade do gênero feminino;
• Compreender a relação do contexto com a produção dos elementos visuais que compunham os reclames;
• Identificar a relação entre os recursos visuais, a metodologia e a tecnologia utilizada na produção dos produtos gráficos;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINE FARIAS FERREIRA | 12 | 01/08/2015 | 31/07/2016 |
CAROLINE FARIAS FERREIRA | 12 | 01/10/2013 | 31/07/2014 |
CORINA MINSKY OLIVEIRA | 12 | 01/08/2017 | 28/02/2018 |
CORINA MINSKY OLIVEIRA | 12 | 01/01/2017 | 31/07/2017 |
CORINA MINSKY OLIVEIRA | 12 | 01/08/2016 | 31/12/2016 |
FABIANE RODRIGUES CASTRO | 12 | 01/03/2018 | 31/07/2018 |
FRANCISCA FERREIRA MICHELON | 1 | 17/09/2013 | 18/09/2017 |
KAUÊ DE CARVALHO XAVIER | 12 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
NÁTHALY DE BARROS BORGES | 20 | 01/08/2020 | 31/07/2021 |
RAFAELA MEDEIROS COUTO | 20 | 01/09/2020 | 31/07/2021 |
ROBERTA COELHO BARROS | 1 | 08/08/2017 | 08/08/2021 |
WELEN MENDES ALMEIDA | 20 | 01/08/2021 | 31/08/2021 |