Nome do Projeto
				Design e Sociedade: pós-modernidade, comunicação e engajamento através de peças gráficas
				
								Ênfase
				PESQUISA
				
								Data inicial - Data final
				05/06/2017 - 30/09/2021
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual				
				
				
								Resumo
				O projeto de pesquisa “Design e Sociedade: pós-modernidade, comunicação e engajamento através de peças gráficas” aborda a relação entre Design e Comunicação no contexto da sociedade pós-moderna, uma discussão teórica que tem seus resultados diretamente ligados à prática do Design contemporâneo. Através do estudo sobre o desenvolvimento da comunicação na sociedade ocidental, propõe-se a investigação do papel social do design e sua atuação neste cenário, cujos resultados gráficos deverão ser analisados através de um olhar crítico e reflexivo a partir deste contexto.
				
				
				
			Objetivo Geral
Geral: Proporcionar reflexão e produção de conhecimento acerca do Design e sua relação com a sociedade a partir das noções teóricas de pós-modernidade, especialmente no que tange o papel do Design na comunicação e seu engajamento social.
Específicos:
- estudar o Design e seu papel social a partir das noções teóricas de pós-modernidade;
- abordar a relação interdisciplinar entre Comunicação e Design, como áreas do conhecimento e como formadores de opinião, partir das teorias da comunicação;
- refletir sobre a sociedade contemporânea e a forma como o designer se situa neste contexto;
- refletir sobre o papel da comunicação no desenvolvimento da Sociedade Ocidental e sua função ao longo dos séculos;
- proporcionar aos estudantes de graduação e pós-graduação um aprofundamento teórico nessas áreas, de maneira a estimular sua produção intelectual e científica através da escrita de artigos científicos e da participação em eventos acadêmicos desta natureza;
- organizar publicação de obra que abarque a produção teórica e metodológica do referido projeto, como uma ferramenta para futuras pesquisas na área da comunicação e do design.
						Específicos:
- estudar o Design e seu papel social a partir das noções teóricas de pós-modernidade;
- abordar a relação interdisciplinar entre Comunicação e Design, como áreas do conhecimento e como formadores de opinião, partir das teorias da comunicação;
- refletir sobre a sociedade contemporânea e a forma como o designer se situa neste contexto;
- refletir sobre o papel da comunicação no desenvolvimento da Sociedade Ocidental e sua função ao longo dos séculos;
- proporcionar aos estudantes de graduação e pós-graduação um aprofundamento teórico nessas áreas, de maneira a estimular sua produção intelectual e científica através da escrita de artigos científicos e da participação em eventos acadêmicos desta natureza;
- organizar publicação de obra que abarque a produção teórica e metodológica do referido projeto, como uma ferramenta para futuras pesquisas na área da comunicação e do design.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| INGRID FABÍOLA GONÇALVES | 2 | 05/06/2017 | 30/09/2021 | 
| JARDEL DA SILVA MOURA | 2 | 05/06/2017 | 30/09/2021 | 
| MONICA LIMA DE FARIA | 1 | 05/06/2017 | 30/09/2021 | 
| PAULA GARCIA LIMA | 1 | 05/06/2017 | 30/09/2021 |