Nome do Projeto
DESIGN ESTRATÉGICO: GESTÃO, MARKETING E EMPREENDEDORISMO COMO ALIADOS ÀS PESQUISAS E AOS PROJETOS EM DESIGN
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
22/05/2017 - 31/08/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
Este projeto de pesquisa nasceu ao observar os tipos de pesquisa que eu venho orientando – em especial os trabalhos de conclusão de curso – que abordam conhecimento que eu ministro em sala de aula, quais sejam: Marketing, a Gestão e o Empreendedorismo. Áreas extremamente próximas e complementares ao Design. E, quando usadas associadas aos preceitos do Design, acabam por tornar os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos muito mais estratégicos. Sendo assim, este projeto de pesquisa, terá o intuito de reunir esses acadêmicos em torno de discussões comuns; para estimulá-los pelo fazer científico e também para produzir conhecimento em áreas que só acrescentam conhecimentos necessários ao Design. Criar este projeto de pesquisa preenche uma lacuna existente nos cursos de Design – uma vez que pretende ampliar as discussões de sala de aula transportando-as para pesquisas reais de mercado. A minha intenção, portanto, é aproximar os conceitos de sala de aula a objetos de pesquisa reais – que serão investigados pelos acadêmicos sob a minha orientação.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Estimular pesquisas no campo do Design Gráfico e do Design Digital que utilizem preceitos de campos de conhecimento que podem ser complementares, tais como: o Marketing, a Gestão do Design e o Empreendedorismo.

Objetivos específicos:
- Utilizar metodologias de projeto específicas do campo do Design para desenvolver projetos práticos associando-os às investigações científicas;
- Qualificar os estudos que contemplem o Design Estratégico;
- Organizar artigos científicos que discutam a metodologia; os dados; os resultados e as análises obtidas nas diferentes pesquisas;
- Propiciar aos acadêmicos de graduação dos cursos de Design Gráfico e Digital a inserção no âmbito da pesquisa científica;
- Realizar a integração e a troca de experiências de pós-graduandos (que foram orientados pela coordenadora do projeto) com alunos de graduação por meio da realização de uma pesquisa conjunta;
- Permitir aos pesquisadores envolvidos fazer investigações longitudinais, incluindo, assim, um longo período de investigação para objetos mais complexos;
- Estimular pesquisas que resultem em produtos inovadores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MAZEO122/05/201731/08/2018
AUGUSTO GOWERT TAVARES122/05/201731/08/2018
CAROLINE COUSEN MOR122/05/201731/08/2018
DESIRÉE FREITAS DOS SANTOS122/05/201731/08/2018
INGRID FABÍOLA GONÇALVES122/05/201731/08/2018
LARISSA MORENO DE SOUZA122/05/201731/08/2018
LUIZA KOVALSCKI SILVA122/05/201731/08/2018
MARIANA SCHMIDT PESSOA DE BARROS122/05/201731/08/2018

Página gerada em 25/04/2024 16:22:04 (consulta levou 0.036242s)