Nome do Projeto
Educação Matemática no Rio Grande do Sul: instituições, personagens e práticas (1890 e 1970)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/12/2017 - 31/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar - Ensino
Resumo
Durante as tratativas de localização e disponibilização dos acervos documentais do Colégio Pelotense e do Félix da Cunha (RIOS, 2013), fiz contato com vários ex-alunos e professores do Estado que sinalizaram para uma vasta possibilidade de instituições e personagens que participaram dos processos de circulação e apropriação de modelos e práticas de ensino de matemática nos diversos níveis de ensino, desde a escola primária até o ensino superior, durante o século XX e que ainda não foram analisadas historicamente.
O presente projeto pretende ampliar a identificação de instituições e personagens que estiveram ligados ao ensino de matemática durante o século XX (quando da Proclamação da República, a partir da criação dos "grupos escolares" até a sua extinção a partir da criação da escola obrigatória de oito anos) no Rio Grande do Sul. Essa identificação priorizará estabelecer relações entre a circulação de modelos e práticas relacionadas ao ensino de matemática que estiveram em voga no país e no estado e como estas foram apropriadas pelos personagens e instituições identificadas. Pretende-se ainda identificar e analisar a existências de redes de colaboração entre esses sujeitos e suas instituições visando a implementação de propostas educacionais a que tiveram acesso e que circularam no contexto educacional gaúcho no período.
Para o cumprimento dessa proposta, pretende-se localizar documentos institucionais e pessoais referentes a tais processos (tanto de professores quanto de alunos), além de rastrear, em alguns periódicos que circularam no estado, menções a práticas educativas de matemática e circulação de modelos mais amplos e em períodos mais recentes.
Pretende-se, por fim, recorrer à História Oral em busca de outras fontes para a realização da análise aqui proposta, uma vez que, em função das políticas públicas de preservação do nosso patrimônio cultural (particularmente, da memória educacional) que admitiram ou, mesmo, orientaram um descarte generalizado dos documentos relacionados às práticas de ensino, suporte para o registro da memória institucional (em especial, os de matemática), comprometeu-se a memória institucional e, consequentemente, produziu um desafio adicional às pesquisas que pretendam tomar fontes dessa natureza para realização de suas análises.
Referência citada: RIOS, D. F. A modernização da matemática em instituições escolares de Pelotas-RS (1950-1979). Projeto de Pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2013. 9 f.
Objetivo Geral
Pretende-se, do modo geral,
• Identificar em diferentes instituições ligadas à educação no estado do Rio Grande do Sul, personagens e práticas ligadas ao ensino de matemática, tentando analisar como se apropriavam de modelos de ensino em circulação no país;
• Produzir fontes orais relacionadas ao ensino de matemática no Rio Grande do Sul durante o século XX, da Proclamação da República aos anos 1970;
• Organizar, catalogar e disponibilizar acervos pessoais e institucionais ligados às práticas de ensino de matemática realizadas no Rio Grande do Sul durante o período, tentando mapear processos de apropriação de modelos educacionais que circularam à época;
• Analisar historicamente as formas de apropriação de padrões de ensino de matemática em diversas instituições educacionais do Rio Grande do Sul durante o período, inclusive, contemplando a matemática em instituições de formação de professores.
• Identificar em diferentes instituições ligadas à educação no estado do Rio Grande do Sul, personagens e práticas ligadas ao ensino de matemática, tentando analisar como se apropriavam de modelos de ensino em circulação no país;
• Produzir fontes orais relacionadas ao ensino de matemática no Rio Grande do Sul durante o século XX, da Proclamação da República aos anos 1970;
• Organizar, catalogar e disponibilizar acervos pessoais e institucionais ligados às práticas de ensino de matemática realizadas no Rio Grande do Sul durante o período, tentando mapear processos de apropriação de modelos educacionais que circularam à época;
• Analisar historicamente as formas de apropriação de padrões de ensino de matemática em diversas instituições educacionais do Rio Grande do Sul durante o período, inclusive, contemplando a matemática em instituições de formação de professores.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CRIS ELENA PADILHA DA SILVA | 4 | 08/01/2018 | 31/08/2018 |
DANIEL DUARTE SILVEIRA | 4 | 08/01/2018 | 31/08/2018 |
JANINE MOSCARELLI RODRIGUES | 4 | 08/01/2018 | 31/07/2020 |
JORGE AUGUSTO MORAES DE OLIVEIRA | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2020 |
LUCIANE BICHET LUZ | 4 | 08/01/2018 | 31/07/2020 |
LUCIANE BICHET LUZ | 12 | 01/08/2017 | 31/03/2018 |
LUCIANE BICHET LUZ | 12 | 01/08/2016 | 31/07/2017 |
MAKELE VERÔNICA HEIDT | 4 | 08/01/2018 | 29/03/2019 |
MÉLANY SILVA DOS SANTOS | 4 | 08/01/2018 | 29/03/2019 |
MÔNICA FLUGEL ALVES | 4 | 08/01/2018 | 31/07/2020 |
MÔNICA FLUGEL ALVES | 12 | 01/04/2018 | 31/07/2018 |
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO | 4 | 08/01/2018 | 29/03/2019 |
PEDRO AUGUSTO VIEIRA DA SILVA | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2020 |
VINÍCIUS KERCHER DA SILVA | 4 | 08/01/2018 | 29/03/2019 |