Nome do Projeto
Inovação como Antecedente da Vantagem Competitiva em Organizações Brasileiras
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/07/2017 - 20/06/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção
Resumo
O mercado empresarial impele as organizações a customizar seus produtos e serviços, impondo preços cada vez mais baixos, provocando a redução das margens de lucratividade, o que motiva ao desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, com maior eficácia de projeto e assertividade no atendimento das demandas dos consumidores. A competição entre as empresas, em um mercado nacional sem perspectiva de crescimento a curto prazo e a inconstância do mercado internacional, exige-se dos players a contínua melhoria em seus processos e produtos. Para melhorar a utilização dos recursos, oferecendo produtos e serviços de forma competitiva, as empresas buscam novos métodos de desenvolvimento de produto e processo, assim como a inovação enquanto resultado, como meio de manutenção e crescimento no mercado. Neste sentido o objetivo geral deste projeto é mensurar e analisar a relação entre a inovação de produto/processo e a vantagem competitiva sustentável, enquanto antecedentes de performance organizacional, nas empresas da indústria de transformação, comércio e serviço. O escopo desta pesquisa considera o contexto Estado do Rio Grande do Sul e outras regiões do Brasil. Como objeto de pesquisa definiu-se a investigação em empresas privadas que tenham como escopo a produção e/ou comercialização de bens de consumo, bens de capital, bem como empresas prestadoras de serviço. Esta é uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter exploratória e descritiva. Na análise dos dados, será utilizada a Análise de Conteúdo na pesquisa qualitativa, bem como a Estatística Descritiva e a Modelagem de Equações Estruturais na pesquisa quantitativa. O projeto de pesquisa resultará em artigos submetidos à eventos científicos, periódicos nacionais e internacionais, bem como contribuições gerenciais para ampliar a assertividade das decisões relacionadas a inovação.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Mensurar e analisar a relação entre a inovação de produto/processo e a vantagem competitiva sustentável, enquanto antecedentes de performance organizacional, nas empresas da indústria de transformação, comércio e serviço.
Objetivos específicos: i) analisar e mensurar a relação entre inovação de produto e processo com a vantagem competitiva sustentável; ii) analisar e mensurar a relação entre vantagem competitiva sustentável e a performance organizacional; iii) mensurar o efeito moderador do sistema de gestão na relação entre inovação de produto e processo com a vantagem competitiva sustentável; iv) identificar as contribuições das inovações, desenvolvidas pelas empresas, para a geração de vantagem competitiva; v) contribuir para a consolidação das pesquisas ligadas a inovação de produto e processo; vi) divulgar na comunidade científica regional, nacional e internacional, as inovações de produtos e processos desenvolvidas pelas organizações do Estado do Rio do Grande do Sul e outras regiões do Brasil.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE FERREIRA PORTO ROSA220/07/201720/06/2019
BRUNA FRONZA DOS SANTOS520/07/201720/06/2019
DANIELLE EDUARDA PESSOA520/07/201720/06/2019
DANILO AVNTOULI TEIXEIRA520/07/201720/06/2019
DIEGO CERRI SAMPAIO520/07/201720/06/2019
NAGILA DE MOURA DUARTE520/07/201720/06/2019

Página gerada em 20/04/2024 09:13:02 (consulta levou 0.035839s)