Nome do Projeto
PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS: A EXPERIÊNCIA DA REDE BEM CUIDAR E DAS AÇÕES DE SAÚDE BUCAL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia da Saúde
Resumo
Este estudo tem por objetivo central identificar a Rede Bem Cuidar no contexto da Atenção Básica de Saúde do município de Pelotas/RS, bem como conhecer as ações que vêm sendo desenvolvidas pela equipe de saúde bucal. Parte-se da abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritivo a fim de contribuir com pesquisas referentes ao tema da saúde bucal por meio do fomento ao diálogo interdisciplinar entre as Ciências Sociais, Odontologia e Saúde Coletiva. O estudo chama a atenção para a necessidade de ampliar e aprofundar a reflexão acerca de políticas, ações e estratégias que visem à garantia de direitos, especialmente no que tange ao acolhimento e atendimento humanizado em saúde bucal da população atendida no município. Assim o estudo visa contribuir com a reflexão acerca das práticas e estratégias para a melhoria das ações.

Objetivo Geral

Tendo em vista que o objetivo geral do estudo busca identificar a Rede Bem Cuidar no contexto da Atenção Básica de Saúde do município de Pelotas/RS, bem como conhecer as ações que vêm sendo desenvolvidas pela equipe de saúde bucal. Parte-se da abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritivo a fim de contribuir com pesquisas referentes ao tema da saúde bucal. Para tanto, constituem-se objetivos específicos: a) Identificar a Rede Bem Cuidar no âmbito da Atenção Primária à Saúde no município de Pelotas/RS; b) Compreender o processo de inserção das Unidades Básicas de Saúde visando compor a Rede Bem Cuidar do município, bem como o processo de inserção das equipes de saúde bucal na Rede Bem Cuidar; c) Conhecer as ações de saúde bucal que vêm sendo desenvolvidas pelas equipes no contexto da Rede Bem Cuidar; d) Entender os fatores que possibilitam ou dificultam o acesso dos usuários nos serviços de saúde bucal desenvolvidos pela Rede; e) Compreender os desafios (limites) e as perspectivas (possibilidades) no cotidiano das Equipes de Saúde Bucal no contexto da Rede Bem Cuidar.
Cumpre informar que, parte-se do pressuposto de que a Rede Bem Cuidar tem como aspecto central romper com conceitos e práticas decorrentes do modelo tradicional biomédico, nesse sentido, indaga-se: Como a Rede Bem Cuidar vem transformando novos conceitos em ações práticas, especialmente na área de saúde bucal?

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA GONCALVES PINHO201/06/201710/08/2017
MARIANE DIAS201/06/201731/08/2017
MATEUS ANDRADE ROCHA201/09/201731/12/2018

Página gerada em 24/05/2024 17:42:10 (consulta levou 0.075259s)