Nome do Projeto
Análise do efeito do multicaminho na determinação dos parâmetros próprios de calibração das antenas receptoras do sinal GNSS do modelo Zephyr da Trimble
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia Celeste
Resumo
Os parâmetros de calibração próprios de antenas receptoras do sinal GNSS (Global Navigation Satellite System) definem o centro de fase (CF) dessas antenas, esse que consiste no ponto de recepção do sinal vindo do satélite em uma antena GNSS. O CF não coincide com o centro mecânico (geométrico) dessas antenas, ele varia de acordo com a elevação e o azimute do satélite GNSS, bem como, com a intensidade (frequência) do sinal observado. Para conhecer o CF das antenas é necessário calibrá-las, nesse procedimento são determinados os parâmetros de calibração próprios das antenas. Nesse projeto de pesquisa irá se analisar a influências do efeito do multicaminho na determinação dos parâmetros de calibração próprios das antenas receptoras do sinal GNSS obtidos com o método de calibração relativo. Nesse método de calibração realiza-se a determinação dos parâmetros de calibração de antenas de interesse a partir de uma antena de referência já calibrada. Ele é um método de fácil emprego, porém existem algumas desvantagens. Dentre elas pode-se citar: o fato dessa metodologia estar condicionada as características do entorno da estação; o ambiente da antena; condições de multicaminho e variáveis meteorológicas. A maior fonte de erro na aplicação do método relativo em campo refere-se ao efeito do multicaminho, provocado pelo sinal emitido do satélite que chega à antena do receptor via múltiplos caminhos, atribuídos à reflexão do sinal pelos objetos situados próximos a antena. Segundo RAY (1999), esse erro pode variar desde poucos centímetros até metros, dependendo da quantidade de obstruções existentes no entorno do ponto a ser posicionado, ou seja, na área de levantamento e da refratividade da superfície do material onde o sinal incide. Para avaliar o efeito do multicaminho irá se utilizar o programa TEQC (Translate Edit Quality Check) e observar os valores de MP1 e MP2, esses que proporcionam um indicativo do nível de variação do multicaminho em uma estação. Uma vez identificado esse efeito e quantificado, deve-se tentar controlar o entorno das estações visando a aperfeiçoar a metodologia empregada na determinação dos parâmetros de calibração próprios de antenas.

Objetivo Geral

Esse projeto tem como objetivo analisar a influência do efeito do multicaminho na determinação dos parâmetros de calibração próprios das antenas receptoras do sinal GNSS.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DARLAN PAULO COSSUL101/08/201731/12/2018
DIULIANA LEANDRO101/08/201731/12/2018
RODRIGO RIZZI101/08/201731/12/2018
SERGIO LEAL FERNANDES101/08/201731/12/2018

Página gerada em 13/11/2019 20:51:33 (consulta levou 0.065324s)