Nome do Projeto
PROPOSTA DE UM PLANO DE AÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS UTILIZANDO UMA PESQUISA COMPARATIVA ENTRE O PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO DICQ E AS NORMAS ISO 9001 E ISO 1518
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2017 - 30/06/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção - Garantia de Controle de Qualidade
Resumo
A competição no mercado global está cada vez mais acirrada e, como consequência, o cliente está mais exigente quanto aos requisitos do produto ou serviço. Além disto, a qualidade é tida como um dos requisitos mais importantes na decisão de compra de um consumidor. De acordo com Montgomery (2009) a qualidade tornou-se um dos fatores de maior importância na hora dos consumidores decidirem entre produtos e serviços que competem entre si. As empresas em geral prezam pela qualidade, mas principalmente empresas que lidam com saúde. Um exemplo deste tipo de empresa são os laboratórios clínicos. Segundo Chaves (2010) o laboratório clínico deve assegurar que os exames realizados possuam resultados produzidos de forma consistente e a real situação clínica apresentada pelos pacientes, dando a certeza de que não serão apresentadas interferências no processo. Com a incessante procura por qualidade nos processos laboratoriais foram criados diversos programas de acreditação brasileiros, como por exemplo, o Sistema Nacional de Acreditação DICQ. Esta acreditação é possuída pelo laboratório em estudo, o qual existe na cidade de Pelotas/RS e realiza todos os tipos de análises clínicas. Além de o laboratório ser acreditado pelo DICQ, este pretende ser certificado pela NBR ISO 9001, que de acordo com Associação Brasileira de Normas Técnicas (2016) consiste em um componente estratégico que define requisitos para a gestão da qualidade, e pela NBR ISO 15189 que segundo a própria norma, pode ser utilizada por laboratórios clínicos para o desenvolvimento de seus sistemas de gestão da qualidade e avaliação de suas competências. Então, é nesta perspectiva que a presente pesquisa pretende traçar, a partir da comparação entre os requisitos das três normas, um plano de ação de forma a buscar as certificações ISO 9001 e a ISO 15189. O assunto que será abordado na pesquisa foi escolhido de acordo com a importância da gestão da qualidade dentro das empresas. Segundo Souza (2003), a qualidade é definida como uma das chaves para orientar com eficácia qualquer empresa que objetive crescimento de mercado e lucratividade. A empresa que será aplicado o estudo de caso é um laboratório de análises clínicas que se situa na cidade de Pelotas/RS e já está acreditado pelo Sistema Nacional de Acreditação DICQ. Esta empresa tem o objetivo de ser certificada pela ISO 9001 e pela ISO 15189.

Objetivo Geral

A presente pesquisa tem como objetivo geral propor estratégias para possível certificação da ISO 9001 e ISO 15189 em um laboratório de análises clínicas realizando um estudo comparativo entre estas e o Sistema Nacional de Acreditação DICQ.
a. Elaborar uma pesquisa sobre o DICQ, a ISO 9001 e a ISO 15189;
b. Encontrar pontos em comum entre a acreditação e as certificações;
c. Traçar um Plano de Ação para aquisição dos requisitos faltantes e possível certificação;
d. Possibilitar maior competitividade, melhora do serviço prestado e qualidade no laboratório.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE FERREIRA PORTO ROSA201/07/201730/06/2018
CAROLINE VERGARA RODRIGUES FACHINELLO401/07/201730/06/2018

Página gerada em 26/04/2024 21:45:58 (consulta levou 0.044938s)