Nome do Projeto
Avaliação do Emprego de Sistemas de Gestão de Facilidades apoiados por Computador (Computer Aided Facilities Management - CAFM) em Instituições de Ensino Superior
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 31/07/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Resumo
As universidades são ambientes adequados ao desenvolvimento de sistemas de Gestão de Facilidades (GF), principalmente em função da complexidade e diversidade de uso, bem como dos potenciais benefícios: (a) controle de custos; (b) aumento da eficiência das atividades desenvolvidas; e (c) melhoria no processo de tomada de decisão institucional. A informação precisa é um fator-chave na tomada de decisão da Gestão de Facilidades, sendo vital o emprego de ferramentas que permitam a obtenção das informações necessárias ao desenvolvimento da GF de forma rápida, precisa e transparente. O uso de sistemas de informação como ferramentas de apoio à tomada de decisão na GF, por meio da conexão entre banco de dados e ferramentas gráficas, é conhecida como Gestão de Facilidades Apoiada por Computador (CAFM). A Modelagem de Informação da Construção (BIM – Building Information Modeling) representa uma nova abordagem da forma projetual, especialmente pela habilidade dos modelos BIM de conter grande quantidade de informações visuais, o que tem atraído o interesse dos gestores de facilidades. Entretanto a tecnologia BIM tem se concentrado nas fases de concepção e execução de edificações e ainda poucos sistemas CAFM utilizam o BIM como fontes de dados para a GF. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar o emprego de Sistemas CAFM em Instituições de Ensino Superior, tendo como base modelos BIM. A pesquisa será dividida em três fases: (a) revisão de literatura; (b) fase de desenvolvimento, na qual será realizado um estudo de caso em uma edificação da UFPel para a qual será desenvolvido um modelo BIM que será base para a implementação do Sistema CAFM a ser avaliado; e (c) fase de análise e reflexão, na qual os resultados da fase anterior serão analisados sob dois constructos: utilidade e facilidade de uso.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Avaliar o emprego de Sistemas de Gestão de Facilidades Apoiados por Computador (Computer Aided Facilities Management - CAFM) em Instituições de Ensino Superior, tendo como base modelos desenvolvidos utilizando a tecnologia BIM.

Objetivos Específicos:
- Analisar os principais benefícios e dificuldades da Gestão de Facilidades Apoiada por Computador (CAFM) no ambiente estudado;
- Avaliar o nível de detalhamento necessário dos modelos BIM e as informações que devem ser modeladas, a fim de apoiar o processo de Gestão de Facilidades nessas instituições.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 20/04/2024 00:27:13 (consulta levou 0.040073s)